Políticas Públicas

Secretários de Estado, técnicos e gestores realizam grupos temáticos durante Fórum Indígena

Para promover políticas públicas, ações de programas e projetos voltados para os povos indígenas do Acre, a equipe do governo do Estado realizou, nesta quinta-feira, 6, no 1º Fórum Indígena, grupos temáticos com as lideranças indígenas presentes no evento.

O 1º Fórum Indígena é uma realização do governo do Acre, por meio do Gabinete do Governador (Gabgov), Assessoria Especial Indígena e Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), e acontece de 4 a 7 de julho, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Para a assessora especial dos Povos Indígenas, Francisca Arara, este é o momento em que as lideranças indígenas serão ouvidas. “Com essas rodas de conversa, desenvolveremos políticas públicas que beneficiarão os povos da floresta”, ressaltou.

As câmaras temáticas discutem assuntos específicos com as lideranças indígenas. Foto: José Caminha/Secom

Segundo o presidente do IMC, Leonardo Carvalho, que participa de um grupo temático, a união entre as secretárias que atuam no eixo ambiental favorece as deliberações que estão sendo discutidas no fórum. “Nós precisamos apresentar às lideranças indígenas a resposta do nosso trabalho, e eles proposições para que possamos melhorar a nossa atuação junto aos povos indígenas”, declarou Leonardo.

Para o secretário de Agricultura, José Luís Tchê, é dever do Estado dar total apoio às necessidades dos agricultores indígenas. “A pedido do governador Gladson Cameli, iremos fazer o possível e o impossível para mudar a realidade e atender às demandas dos povos indígenas do nosso estado”, afirmou.

O secretário de Agricultura ressaltou a importância do apoio do Estado nas pautas indígenas. Foto: José Caminha/Secom

Após a conclusão das pautas, as reivindicações e propostas apresentadas pelas lideranças indígenas serão colocadas em plenária para apreciação e irá compor um documento dos resultados do fórum que será entregue ao governador no encerramento do evento amanhã, dia 7.

Os grupos temáticos irão elaborar um documento final a ser entregue ao governo do Acre. Foto: José Caminha/Secom

Grupos Temáticos

Foram criadas cinco salas temáticas para debates, com temas específicos, divididas por órgãos, secretarias de Estado e instituições federais voltadas à temática. São elas:

1º Grupo – Meio ambiente, povos indígenas, turismo, empreendedorismo, assistência social e direitos humanos

Com a participação de representantes das da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semapi), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete), Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).

2º Grupo – Agricultura, justiça e segurança pública

Contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

3º Grupo – Educação, cultura, esporte e mulher

Teve a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

4º Grupo – Saúde no contexto dos povos indígenas

Com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

5º Grupo – Plano Plurianual do Acre, Plano 10, Programa REM e Mudanças Climáticas

Com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC).

Confira a galeria de imagens