Secretário nacional de Juventude cumpre agenda no Acre

A visita ao Crie foi realizada na tarde desta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A visita ao Crie foi realizada na tarde desta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A abertura da III Conferência Estadual de Juventude começa às 18 horas nesta terça-feira, 20, no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). Para participar desse momento, o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina veio ao Acre e aproveitou para conhecer alguns investimentos do Estado.

Na companhia do coordenador de Juventude de Porto Velho (RO), Bruno Eduardo, e do coordenador das conferências estaduais da região norte, Yann Evanovick, o secretário visitou as instalações do Centro de Referência e Inovações para Educação (Crie).

Criado em 2011 pela Diretoria de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o principal objetivo do Crie é oferecer locais onde os educadores tenham acesso a novas tecnologias e formações continuadas e acesso aos cursos superiores distintos, além de ser um espaço para intensificar o potencial dos estudantes, que têm aulas complementares de matemática e filosofia.

Depois de visitar salas de aulas e laboratórios, Gabriel Medina frisou seu entusiasmo em conhecer essa proposta que tem o foco nas futuras gerações e que pode ser compartilhada com outros estados do Brasil: “É encantadora essa proposta do governador, que mostra o compromisso com a educação e com a inovação, tendo em vista que a gente precisa ir além do modelo escolar”.

Este ano, o centro já atendeu quase seis mil alunos. “Um espaço que traz o estudo da filosofia, da matemática, da lógica, do xadrez e que busca propiciar esse universo junto a grandes pensadores da ciência, é fundamental pra formar professores, formar alunos e ajudar o estado no desenvolvimento social, humano, tecnológico e econômico”, completou Medina.