Secretário e diretores apresentam dados educacionais a deputados

Dados do Seape e Ideb foram apresentados aos membros da Comissão de Educação da Aleac (Foto: Victor Matos
Dados do Seape e Ideb foram apresentados aos membros da Comissão de Educação da Aleac (Foto: Victor Matos)

O secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, e os diretores de ensino, gestão e recursos apresentaram nesta quarta-feira, 8, os resultados de dois importantes dados educacionais. Na Assembleia Legislativa (Aleac), os deputados membros da comissão de educação conheceram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape). “É um diálogo entre o executivo e o legislativo no sentido de compreender as políticas públicas de educação que têm sido construídas ao longo dos anos”, ressaltou Marco Brandão, titular da pasta.

O resultado do Seape, divulgado recentemente,analisa anualmente o nível de aprendizado dos alunos do 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio em matemática e língua portuguesa. Um dos destaques foi o rendimento avançado dos alunos do 3º ano do ensino fundamental em língua portuguesa.

Já o Ideb é um indicador obtido pelas informações sobre fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações feitas pelo governo federal. Obtido a cada dois anos, é uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica no país. Na avaliação de 2013 o Acre, com 4,4 pontos, teve o melhor desempenho da região norte e o 5º do país nos anos finais.

Os deputados membros da comissão, Daniel Zen, Jesus Sérgio e Nicolau Júnior também fizeram questionamentos e considerações sobre os resultados apresentados e reconheceram os avanços dos indicadores e índices da educação acreana.  “Para nós é muito importante ter essas informações porque, muitas vezes, deputados fazem reivindicações na tribuna e precisamos conhecer melhor os dados”, explicou Leila Galvão, presidente da comissão.