Secretário de Educação visita Universidade Federal de Juiz de Fora

Representando a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e seguindo a agenda de compromissos estaduais, foi realizada na última segunda-feira, 23, visita às instalações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no estado de Minas Gerais. Representando a SEE, participaram da viagem o Secretário Daniel Zen e o Diretor de Ensino Josenir Calixto.

Além da troca de experiências educacionais, também foram discutidas as próximas aulas do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, que teve aula inaugural em Juiz de Fora no último dia 19, com palestra voltada para 120 alunos de todo o país, incluindo os cinco educadores acreanos selecionados em processo seletivo, realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF.

“Esta é a primeira vez que o Acre participa do programa. Trata-se de uma oportunidade única oferecida aos profissionais da educação do nosso Estado, visando melhorar nossas metodologias e nosso ensino público. Com estas ofertas, conseguimos engrandecer e qualificar o profissionalismo da comunidade escolar local”, avaliou Josenir Calixto.

Também participaram do início do mestrado o coordenador do curso e do CAEd da UFJF, professor Manuel Palácios, e o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, que, na Aula Inaugural, ocorrida no último dia 18, abordou as ações e objetivos do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho), que começou a ser aplicado no Rio de Janeiro em 2011, para todos os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.

“O sistema foi criado para monitorar a qualidade do ensino na rede pública do estado, sendo uma avaliação bimestral diagnóstica que ajuda a identificar as deficiências educacionais e corrigi-las o mais cedo possível”, disse Risolia. Além de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos do Ensino Fundamental realizam provas de Ciências, enquanto os do Ensino Médio são avaliados em Química, Física e Biologia.

Durante o evento, Daniel Zen ressaltou que o CAEd é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escolas públicas, promovidos pelas secretarias estaduais de Educação. Ainda segundo ele, a instituição também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento aos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, fazendo com que a parceria estabelecida com o Acre seja de extrema importância para o aumento da qualidade no ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter