Secretário Marco Brandão fala da missão e da importância de erradicar o analfabetismo (Foto: Assessoria SEE)
Secretário Marco Brandão fala da missão e da importância de erradicar o analfabetismo (Foto: Assessoria SEE)

O secretário de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, esteve nos municípios de Feijó e Tarauacá nesta segunda-feira, 22, para prestigiar a capacitação aos alfabetizadores que trabalharão no Programa Quero Ler.

No dia 2 de setembro, o governador Tião Viana fará o lançamento oficial do Quero Ler que, de acordo com as metas da SEE, pretende alfabetizar 20 mil pessoas em todos os vinte e dois municípios do nosso Estado.

Em Feijó, a SEE realiza a capacitação de 48 alfabetizadores. Em Tarauacá são 33. Somente neste primeiro momento, nos dois municípios, o governo alfabetizará mais de 1,3 mil alunos das mais diversas localidades, principalmente na zona rural.

A visita do secretário Marco Brandão aos municípios foi acompanhada pelo secretário-adjunto de Alfabetização da SEE, professor Evaldo Viana, responsável pela abertura das turmas. Até 2018, o governador Tião Viana pretende erradicar o analfabetismo no Acre.

Aos alfabetizadores, a maioria das próprias comunidades contempladas com o Programa, o secretário Marco Brandão destacou a importância do ato de se aprender a ler e a escrever. “A leitura nos abre caminhos, nos possibilita ver o mundo de uma maneira diferente e modifica mesmo a nossa existência”, disse.

O secretário lembrou ainda que erradicar o analfabetismo é um desafio ousado do governador Tião Viana, que com o Programa pretende dar mais dignidade às pessoas. “O governador Tião Viana é um idealista, ele mesmo faz questão de tocar um programa dessa magnitude”.