Secretário de Educação destaca avanços no setor

Acre é o estado com o melhor desempenho no Ideb da Região Norte (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião com o governador em exercício Ney Amorim, na manhã desta terça-feira, 7, o secretário de Estado de Educação, Marco Brandão, fez uma análise dos avanços obtidos nos últimos anos em sua pasta.

Entre as conquistas, observa-se a implementação do Centro de Estudo de Línguas, que viabiliza o acesso gratuito dos acreanos a outros idiomas, bem como do Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF), que proporciona uma complementação dos estudos dos alunos, dando a eles outra visão do processo de ensino-aprendizagem, o que pode ser medido pelos indicadores de educação.

O Programa Quero Ler, um dos carros-chefes, da gestão do governador Tião Viana, também foi pauta da reunião. O projeto visa erradicar o analfabetismo no Acre. Só no ano passado, ele atendeu cerca de sete mil pessoas, divididas em 594 turmas.  A meta do governo é chegar a 60 mil até o fim de 2018.

A novidade para 2017 é a estruturação do ensino em tempo integral. O novo modelo traz o jovem para dentro do processo de educação e muda a lógica de formação das pessoas.

“Desde a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Acre deixou de ocupar os últimos lugares, para estar entre os primeiros no ranking nacional. Quando a gente comprova que o Acre cresceu, por meio dos indicadores, demonstramos que nossos alunos estão aprendendo mais”, frisou o secretário.

Os números do Ideb apontam o Acre como o estado com o melhor desempenho do ensino fundamental 1 e 2 da Região Norte, empatando em primeiro lugar no ensino médio com o Amazonas, no levantamento de 2015.

Já Rio Branco tem o quarto melhor desempenho entre as capitais do país.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter