Secretário de Comunicação participa do programa Fala Secretário, na TV Aldeia

A Comunicação Pública foi o tema desta terça-feira, 19, do programa Fala Secretário, da TV Aldeia. O secretário de Comunicação, Leonildo Rosas, discorreu sobre o Sistema Público de Comunicação, a Fundação Aldeia de Comunicação e sobre todos os desafios enfrentados pelo jornalista, desde agosto de 2011, quando ele assumiu a pasta. Leonildo Rosas respondeu as perguntas feitas pelos internautas e telespectadores e destacou alguns pontos importantes de desenvolvimento da secretaria.

Democratização da comunicação – O secretário iniciou a conversa falando sobre a democratização da comunicação como parte do Sistema Público. Leonildo usou como o exemplo de democracia o programa Fala Secretário. “O programa [Fala Secretário] é um exemplo do nosso jeito de administrar. Nós tivemos a coragem de abrir o microfone, telefone e espaço para que o gestor público dê a reposta que a população pede. A democracia é o esteio da nossa sociedade. Todos os segmentos têm que ter espaço para a população opinar. Nós somos defensores intransigentes da democratização, não somente nos espaços de comunicação.”

Sistema Público de Comunicação do Acre – Nas ruas de Rio Branco a população expôs o que sabia sobre o Sistema Público de Comunicação do Acre. Leonildo Rosas explicou de que forma o sistema funcionava em todo o Estado. “A nossa intenção é dialogar mais com a sociedade. A programação da TV Aldeia é transmitida em todo o Estado. Nós temos cinco emissoras AM e seis emissoras FM, além da Agência de Noticias do Acre, na qual produzimos de 15 a 20 matérias por dia. Com a criação da Fundação Aldeia de Comunicação, ano passado, o sistema ganha mais força.”

TV Aldeia e Comunidade – “A nossa estrutura ainda não é do tamanho daquilo que sonhamos e queremos, mas quando a comunidade procurar será atendida dentro do possível. O sistema público é 100% da sociedade acreana. O governador Tião Viana escolheu investir no Sistema Público. Quando nós assumimos o governo, a TV Aldeia estava praticamente sucateada, abandonada, e hoje nós conseguimos, com a ajuda da comunidade acreana, transformar a TV Aldeia em uma das mais prestigiadas no Estado.”

Grupos de Trabalho – O secretário recordou de um dos momentos difíceis enfrentados no início da gestão do governador Tião Viana, quando a jornalista Mariama Morena ainda estava à frente da secretaria de comunicação. “O grupo de trabalho representava um grande problema  e mexeu com a vida de muitas pessoas, que deram  uma contribuição importante para o sistema. A legislação e a falta de recursos nos impediram de fazer aquilo que queríamos. Hoje nós trabalhamos para tentar fazer um concurso público para suprir a necessidade da grande estrutura do Estado.”

Parcerias – “Ano passado nós firmamos um convenio com a EBC [Empresa Brasil de Comunicação] e hoje temos uma programação privilegiada. A programação infantil, por exemplo, foge completamente daquela manifestação de violência muitas vezes utilizadas por outras emissoras. O nosso objetivo é ter uma TV mais educativa.”

Assessorias de Comunicação – “Nós temos uma grande estrutura de assessores nas secretarias de Estado, que nos ajudam a construir um sistema de comunicação mais ágil e eficaz. Essa integração faz com que os projetos que o governo desenvolve sejam mais vistos pelo povo.”

Aldeia da Comunidade –  “Nós temos a intenção de aproximar ainda mais a população do sistema. Estamos trabalhando a possibilidade de levar toda a rede de comunicação para dentro das comunidades, como uma forma de conhecer melhor a realidade do povo.”

Laboratório de Comunicação – “Fizemos uma parceria com a Ufac [Universidade Federal do Acre] para que os alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo possam ter uma convivência maior com a prática. Temos essa estrutura aqui que é pública e, portanto, seria contraditório não ceder esse espaço para a comunidade.”

Desafios – “Tudo é desafiador. Pegamos o nosso Sistema Público com servidores desmotivados. Temos funcionários mais antigos com desvio de função, nunca tiveram um plano de cargo, carreira e salário. Estamos fazendo a valorização das pessoas que estão dentro da nossa casa.”

Concurso da Fundac – Quando indagado sobre o concurso simplificado da Fundação Aldeia de Comunicação, Leonildo explicou que a pressa de realizar o processo esbarra na burocracia. “Na próxima semana é possível que tenhamos novidades para divulgar. A Secretaria de Comunicação precisa fazer alguns reajustes, e nós estamos aguardando o aval da Secretaria de Fazenda. Em 68 anos de Difusora, por exemplo, nunca houve um concurso para jornalistas.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter