No programa “Fala, Secretário”, desta terça-feira, 2, Leonildo Rosas, secretário de Comunicação do Acre, falou sobre as áreas que mais têm se fortalecido no Estado. No primeiro bloco, destaque para as ações da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), que tem como carro-chefe a implantação da ZPE (Zona de Processamento e Exportação). Outro destaque foi a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), que tem fortalecido a produção familiar com investimentos em um amplo setor de cadeias produtivas. A Secretaria de Pequenos Negócios, que tem beneficiado um grande número de pessoas com cursos profissionalizantes e ajuda ao início do negócio próprio, também foi citada.
Outro assunto abordado foi o maior programa de pavimentação já realizado no Estado do Acre, que contemplou um grande número de famílias e ainda está em andamento. O Programa Ruas do Povo entrega à população ruas pavimentadas, sistema de drenagem e esgotamento sanitário. As obras são coordenadas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que também beneficia a população acreana com o programa Água 24 horas.
O secretário de Comunicação também enfatizou o empenho da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em combater a dengue. Há algum tempo, era comum se deparar com altos índices da doença. Atualmente, a mobilização, que envolveu todas as secretarias do Estado e do município, mostrou resultados e os índices de dengue caíram.
Leonildo Rosas parabenizou também o trabalho que tem sido feito na Educação. Desde o governo Jorge Viana os índices da educação tem crescido e mostrado qualidade. Agora, com Daniel Zen à frente da Secretaria Estadual de Educação, a população teve conhecimento dos indicadores superados pelo Acre e a valorização do esporte, que integra os alunos em horários alternativos, evitando que os jovens fiquem ociosos. A final dos jogos estaduais foram transmitidas pelo Sistema Público de Comunicação para os 22 municípios do Estado.