“Planejamento não é adivinhar o futuro, mas é pensar as possibilidades, e em cima delas construir a ação.” Este foi o comentário do secretário de Articulação Institucional (SAI), em palestra sobre Planejamento Estratégico Público, oferecida para gestores e servidores da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Flora Valladares, secretária de Gestão Administrativa (SGA), disse que a palestra abre o processo de planejamento estratégico da SGA, que tem o objetivo de alinhar-se ao plano de governo Tião Viana. Para ela, a palestra de José Rêgo serve para ancorar as informações e todos terem ciência do que estarão tratando nos próximos encontros, que acontecerão amanhã, 24, dias 1º e 14 de dezembro.
Solange Chalub, diretora de gestão administrativa da SGA, falou que o órgão percebeu a importância de desenhar o seu planejamento a partir do Seminário de Avaliação do Governo, que aconteceu em julho deste ano, sob a coordenação da SAI, o que ajudou a mobilizar os setores da secretaria a construir o seu planejamento operacional para 2013.
Segundo José Rêgo, o Planejamento na Administração Pública não é uma tarefa fácil, mas é uma obrigação; pois não pode haver desenvolvimento sem planejamento. Ele ainda ressaltou a diferença de um planejamento corporativo para o institucional e disse que o segundo só funciona com excelência quando obedece a lógica da situação, considerando todos os atores envolvidos.