Campanha de combate e prevenção à doença foi aberta oficialmente nesta sexta-feira com atividades educativas
Na manhã desta sexta-feira, 17, no térreo do prédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ocorreu a cerimônia de abertura da campanha de combate e prevenção à dengue. O evento, realizado numa parceria das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (Sesacre e Semsa), contou com a participação do secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil, da gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Marize Lucena, agentes comunitários de saúde e de endemias.
A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de mobilização de cada cidadão, e não apenas esperar pela ação do poder público. Cada pessoa é um agente importante na prevenção da doença por adotar medidas simples, como cuidar de seu quintal, caixas d’água, calhas, entre outros.
No decorrer do dia, equipes de profissionais de saúde realizaram blitz de prevenção nas escolas Menino Jesus, Colégio Acreano, José Rodrigues Leite, Instituto São José, CERB e Maria Angélica, distribuindo folders educativos e palestras.
"Os riscos da dengue são muito grande e nesse momento estamos focando a campanha nas escolas, onde envolve as crianças e os adolescentes para serem os multiplicadores no trabalho de prevenção", afirmou a agente de endemias, Ádima Alencar.
Dentre as ações da campanha está o assessoramento aos municípios para elaboração do planejamento das ações para realização do dia "D" de combate à dengue, convocação do comitê de mobilização de combate à doença para intensificar suas ações no âmbito estadual; alerta da população para os perigos da automedicação e a importância da hidratação oral; dentre outras.