Secretarias de Estado de Saúde e de Educação entregam consultório odontológico em escola

Será oferecido para a população escolar procedimentos como: restauração, pequenas cirurgias, tratamento de gengiva, aplicação de flúor, profilaxia, dentárias entre outros procedimentos (Foto: Assessoria Sesacre)

Serão oferecidos à população escolar procedimentos como restauração, pequenas cirurgias, tratamento de gengiva, aplicação de flúor e profilaxia dentária (Foto: Assessoria Sesacre)

Em uma parceria das secretarias de Estado de Saúde e de Educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) vai inaugurar um consultório odontológico na escola Jovem do Boa União, no bairro Boa União. A solenidade será às 16 horas, no auditório da escola, e terá a presença da secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, e do secretário de Estado de Educação, Daniel Zen.

Com esse ambulatório, serão oferecidos à população escolar procedimentos como restauração, pequenas cirurgias, tratamento de gengiva, aplicação de flúor e profilaxia dentária.

“O consultório ontológico irá disponibilizar atendimento em três turnos. Fica loclizado em uma área que abrange 12 escolas e atenderá cerca de seis mil alunos por mês”, explica o coordenador do Programa Saúde na Escola, Rutênio Sá. O coordenador explica que esse é o 17º consultório odontológico aberto em escolas de Rio Branco, uma ação que faz parte da expansão do programa com apoio do governo do Acre.

Conheça o Programa Saúde na Escola

O PSE é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, por meio de financiamento e fornecimento de materiais e equipamentos para as escolas e equipes de saúde. O programa também trabalha para integrar as redes de serviços do setor de educação e do Sistema Único de Saúde (SUS) com o fortalecimento da articulação entre as escolas públicas e as unidades básicas saúde da família por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

Ações que o PSE promove:

– Avaliação das condições de saúde: atendimentos nutricionais, odontológicos, oftalmológicos, auditivos, clínicos e psicossociais com enfoque na prevenção de doenças virais e cardíacas, além do adequado tratamento quando necessário.

– Promoção da saúde e prevenção: informação de qualidade e incentivo da adoção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas, conscientização da responsabilidade e consequências do uso de álcool e outras drogas, e uso da violência.

– Educação permanente dos profissionais da área: cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Jovens também são qualificados para multiplicar as informações entre outros jovens e crianças.

– Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes: atenção às estatísticas do estado de saúde dos jovens beneficiados com o encarte Saúde no Censo Escolar, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, Sistema de Monitoramento do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, e Pesquisa Nacional do Perfil Nutricional e Consumo Alimentar Escolar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter