Secretarias e Tribunal de Contas discutem novos Demonstrativos Contábeis

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) e presidência dos órgãos de controle e planejamento do estado se reuniram na manhã de quarta-feira, 14, para discutirem os novos Demonstrativos Contábeis.

Foto TCE Quarta
Durante a reunião, as secretarias de estado e o TCE-AC discutiram novos demonstrativos contábeis. (Foto: Cedida)

Os temas abordados durante a reunião foram a compreensão dos novos métodos de trabalho em relação à contabilidade pública, junto às secretarias da Fazenda (Sefaz), de Planejamento (Seplan) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Para a secretária da Fazenda, Flora Valladares, a conversa foi importante para manter uma melhor relação das secretarias junto ao TCE. “Melhora o relacionamento do estado com o TCE e afina parcerias entre as áreas de controle do estado”, afirma.

Um grupo de estudos com técnicos foi firmado no fim do ano passado para que em 2015 o TCE-AC pudesse estabelecer novos métodos e padronizar o modelo de análise deste ano. Para isto, foram realizadas reuniões com conselheiros, membros do Ministério Público de Contas (MPAC), a Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (Dafo) e inspetores, e servidores da área técnica.

O processo de transição de Contabilidade Aplicada ao Setor Público surgiu em 2008 no Brasil. A iniciativa tem como objetivo realiar uma convergência com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS), elaboradas em 1997, pela Federação Internacional de Contadores (Ifac).