Secretarias de Saúde promovem ações para o Dia Mundial Sem Tabaco

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Assistência à Saúde, estarão desenvolvendo uma vasta programação com o objetivo de chamar a atenção para a epidemia do tabaco e as doenças e mortes evitáveis causadas pelo fumo. O foco é na prevenção de jovens, adolescentes e crianças para que não sejam atraídos pela publicidade a experimentarem o seu primeiro cigarro. As ações começam na segunda, 27, e vão até o dia 31.

O tema da campanha deste ano é: Proibição de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco. O tema foi retirado do Artigo 13 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), primeiro tratado internacional de saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como compromisso extinguir toda a publicidade, promoção e patrocínio do tabaco dentro do prazo de cinco anos.

A ação é importante, pois as estatísticas mostram que a proibição é uma das mais significantes estratégias para se reduzir a experimentação e o consumo dos produtos derivados do tabaco. O Brasil já avançou bastante nas restrições à propaganda e publicidade, ao contrário da maioria dos países que não possui proibições abrangentes.

Segundo dados da OMS, a promoção de produtos de tabaco está intimamente ligada à iniciação de crianças ao tabagismo. A Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab), realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde e IBGE, demonstra que 80% dos fumantes brasileiros começaram a fumar antes dos 19 anos e 20% com menos de 15.

Por esse motivo, no estado do Acre, a maior parte das ações será desenvolvida nas escolas, através de atividades recreativas e oficinas sobre tabagismo e prevenção do câncer bucal, que incluem trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos e temas que vão desde a proibição da propaganda do cigarro até os benefícios em parar de fumar.

As atividades também incluem fiscalização da vigilância sanitária em bares, restaurantes e outros estabelecimentos quanto ao cumprimento da lei municipal 1.764 de cinco de novembro de 2009. A lei proíbe o consumo de cigarros e outros produtos fumígenos, derivados ou não de tabaco, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. Haverá ainda distribuição de material educativo, exposição de banners e vacinação.

Para a realização dessas ações, as secretarias Estadual e Municipal de Saúde contam com a parceria das secretarias Estadual e Municipal de Educação, Secretaria de Esporte, Áreas Técnicas de Controle do Tabagismo e de Educação em Saúde, Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Departamento de Vigilância Sanitária.

Programação: 

tabela-asdfadf

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter