Secretarias de Saúde e Segurança se unem no combate às drogas

Convênio prevê investimento de R$ 140 mil em ações conjuntas de prevenção

assinatura_convenio_saude_seguranca_foto_angela_peres_07.jpg
assinatura_convenio_saude_seguranca_foto_angela_peres_01.jpg
assinatura_convenio_saude_seguranca_foto_angela_peres_08.jpg

Autoridades da área de saúde, segurança e social do Acre apresentaram proposta do convênio que fortalece atendimento aos dependentes químicos do Acre (Fotos: Angela Peres/Secom)

Com a proposta de fomentar o debate e buscar alternativas de combate ao uso de drogas, as Secretarias de Estado de Segurança e Saúde celebraram a assinatura de convênio na manhã desta quinta-feira, 18. A parceria prevê três frentes de ações, e o valor contratado foi de R$ 140 mil.

Parte do recurso será utilizada para a elaboração de um diagnóstico sobre o perfil dos jovens usuários de drogas na região da Zona de Atendimento Prioritário 5 (ZAP 5), que inclui o Santa Inês e os bairros adjacentes. O convênio irá permitir ainda a qualificação de profissionais nas áreas de saúde, educação e segurança pública e também os representantes de entidades sociais que trabalham com dependentes químicos.

Para a tesoureira da Casa de Recuperação Caminho de Luz, Leonir Pithan, a parceria irá garantir o amparo necessário para o trabalho de apoio aos dependentes químicos que a entidade desenvolve. “Temos um alto índice de dependentes e precisar unir esforços na luta contra as drogas”, disse.

Outro objetivo do convênio é a reformulação do Conselho Estadual de Entorpecentes, que de acordo com a secretária de Segurança, Márcia Regina, terá a missão de integrar as várias ações referentes às questões das drogas executadas pelo poder público e sociedade civil. Ela destacou ainda que a problemática da droga precisa ser encarada como uma questão que atinge à todos, pela violência causada e pela dependência dos usuários.

“Ações isoladas não são capazes de surtir os efeitos necessários. Estamos fazendo um chamamento à sociedade, e as famílias são muito importantes no combate ao uso das drogas”. O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, completou dizendo que a integração entre governo e sociedade é vital para garantir o enfrentamento a este problema que também é de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter