Secretarias de Educação e Saúde entregam óculos a estudantes na capital

Rebeca Brasileiro foi uma das 149 estudantes que receberam tiveram acompanhamento médico e receberam óculos (Foto: Marinez Lopes)
Rebeca Brasileiro foi uma das 149 estudantes que receberam óculos (Foto: Marinez Lopes)

“Quando eu ficava olhando muito sentia dor”, relatou a estudante Rebeca Brasileiro, que nesta sexta-feira, 27, foi uma das contempladas no evento de entrega de 149 óculos para alunos da rede pública de ensino, no auditório do Colégio Acreano, no centro de Rio Branco.

Em ação do projeto Olhar Brasil, do governo federal, uma equipe vai às escolas, identifica os alunos com dificuldades visuais e encaminha para consulta médica. No Acre, a iniciativa é gerenciada pelas secretarias de Educação (SEE) e de Saúde (Sesacre), por meio do Programa Saúde na Escola, criado há 19 anos.

A entrega dos óculos e todo o acompanhamento feito aos alunos ajudam a reduzir as taxas de evasão escolar decorrentes de dificuldades visuais e incentivam o bem-estar da comunidade.  “O quanto antes conseguimos identificar a patologia, podemos tratar e tomar providências”, disse a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Paula Mariano.

Criado em 2009 para identificar e corrigir problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da educação básica, o Olhar Brasil realizou, de 2009 a 2013, mais de 14 mil consultas e entregou quase sete mil óculos. Em 2014, foram realizadas quase duas mil consultas e entregues mais de mil óculos mono e bifocais. “A iniciativa representa melhor qualidade da atenção do aluno em sala de aula, no auxílio aos pais em casa e na rotina diária de maneira geral”, ressaltou Rúbia de Abreu Cavalcante, diretora de Ensino da SEE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter