Secretarias de Assistência Social e de Governo visitam Cozinha Comunitária Marielle Franco e reforçam apoio do Estado

Nesta quarta-feira, 3, a Cozinha Solidária Marielle Franco, localizada no bairro Defesa Civil, em Rio Branco, recebeu a visita da vice-governadora e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, e do titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Luiz Calixto.

Espaço se destaca pela entrega de mais de 200 refeições diárias gratuitas para famílias em situação de insegurança alimentar. Foto: Felipe Freire/Secom

Inaugurado há um ano, o espaço se consolidou como um centro de apoio às pessoas em situação de insegurança alimentar.

Secretários falaram do interesse da ampliação dessas cozinhas comunitárias e a realização de cursos na área da gastronomia, da alimentação, além da promoção de formas de obtenção de renda para as famílias beneficiadas. Foto: Felipe Freire/Secom

No local são preparadas 200 marmitas por dia, que servem uma refeição diária gratuita para a comunidade, e tem o apoio do governo estadual, federal e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

A Cozinha Solidária, localizada na Rua Andirá, na ocupação Mariellle Franco, é um projeto voltado para a efetivação do direito humano à alimentação adequada.  Cinquenta voluntários preparam as marmitas para distribuição aos  moradores do bairro e região próxima.

Voluntários preparam as marmitas que são entregues para moradores do bairro e região próxima. Foto: Felipe Freire/Secom

Além de refeições completas e balanceadas, o projeto conseguiu ser inserido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e as entregas são feitas por meio da Polícia Comunitária.

A SEASDH contribuiu com R$ 120 mil reais para o projeto. “Contem com o apoio da nossa secretaria para expandir essa iniciativa. A Segov é uma grande parceira e a Polícia Militar, com a Polícia Comunitária. Vamos também buscar com nossos deputados estaduais, federais, senadores, parceria com a prefeitura, para a gente conseguir mais recursos e, futuramente, trazer cursos profissionalizantes para gerar renda e negócios aos moradores”, frisou a gestora, Mailza Assis.

Gestor da Segov, Luiz Calixto. Foto: Felipe Freire/Secom

“É um compromisso nosso, do governador, de melhorar a vida das pessoas, e hoje, aqui na cozinha comunitária, estamos oferecendo segurança alimentar para cerca de 200 pessoas e suas famílias. Contando agora com mais parcerias, vamos  ampliar o serviço, porque esse é o nosso compromisso com o bem-estar de todos”, disse o gestor da Segov, Luiz Calixto.

O governador Gladson Cameli assinou recentemente o termo de compromisso de doação do loteamento, que vai, em breve, abrigar 226 novas unidades habitacionais  para os moradores da comunidade, em uma parceria entre o Estado, o MTST e o governo federal, garantindo segurança jurídica e dignidade à população beneficiada.

Serão construídas no loteamento 96 casas e 128 apartamentos, totalizando 226 unidades habitacionais. “Cada um terá sua casa, uma luta incansável do governador Gladson Cameli junto ao governo federal para conseguir os recursos”, disse Mailza.

Coordenadora estadual do MTST, Adriana da Costa, agradeceu a parceria e apoio do governo do Acre junto ao projeto. Foto: Felipe Freire/Secom

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter