Secretarias de Assistência Social e de Assuntos Federativos tratam de benefícios para o Acre em Brasília

Convênios para investimentos em áreas como o enfrentamento ao tráfico de pessoas na região de fronteira e o fortalecimento da assistência social foram algumas das iniciativas de interesse do governo do Estado que tramitam em Brasília cujo andamento foi apresentado pela secretária de Relações Federativas, Rosângela Bardales, para o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alexander Santos de Carvalho, em reunião nesta segunda-feira, 11, em Brasília.

Secretário Alexander e secretária Rosangela trataram de iniciativas de interesse do Acre em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Serf

A Secretaria de Relações Federativas (Serf) faz a interface direta entre o governo do Estado e os órgãos federais nacionais e internacionais a partir da capital do país. 

“Nosso papel é acompanhar e articular soluções para as demandas e necessidades do governo em Brasília e estamos à disposição neste sentido”, explicou Rosângela Bardales para Alexander, que está em Brasília para participar de evento nacional e aproveitou para conhecer o trabalho da Serf com foco na sua pasta – a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).

As iniciativas foram apresentadas com a participação da equipe técnica da Serf, onde o chefe do Departamento Técnico,  Elomar Chaves, e o chefe de Divisão Técnica, Roberto Hemckmeier detalharam a situação de cada uma delas. Há cerca de três meses à frente da Seasd, Alexander destacou a importância desse contato direto.

Equipe da Serf apresentou ações em Brasília para secretário de Assistência Social. Foto: Dilma Tavares/Serf

Reforcei informações e o conhecimento com a equipe que assessora o governo em Brasília e que é uma base essencial para o Acre, que está tão distante”, afirmou o secretário. A medida, explicou ele, integra uma série de iniciativas que vem desenvolvendo para potencializar a ação da sua secretaria e no atendimento à população e que inclui “o reforço no planejamento, fundamental para o sucesso das ações”.  

Em Brasília, o secretário Alexander participará do Encontro Nacional de Integração do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e Fundos Estaduais de Assistência Social (Feas), que será realizado nesta terça-feira, 12, e quarta-feira, 13. Ainda nesta terça-feira ele também deverá se reunir com a secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Torres, para tratar sobre segurança alimentar no Acre.

Reunião tratou de ações nas áreas de assistência social e direitos humanos. Foto Dilma Tavares/Ascom Serf

Também participaram do encontro a assessora da Seasd, Nilcy Vilaço, e os técnicos da Serf, Anísio Rocha, Neide Pinheiro, Klinger Cruz, Wellington Castelo e Fernanda Weber.