Secretária nacional de Segurança Pública vem ao Acre se reunir com comissão antidrogas e elogia atuação no Estado

A titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Mink, desembarcou na manhã desta quarta-feira, 26, em Rio Branco, liderando uma comitiva de 26 pessoas representantes de instituições federais voltadas para políticas contra as drogas.

Secretária nacional de Segurança Pública vem ao Acre se reunir com comissão antidrogas e elogia atuação no estado (Foto: Assessoria Sesp)

Secretária nacional de Segurança Pública vem ao Acre se reunir com comissão antidrogas e elogia atuação no Estado (Foto: Assessoria Sesp)

Em Rio Branco, a comissão ministerial se reuniu com o secretário de Segurança Pública e gestor executivo do programa “Crack: É Possível Vencer”, Reni Graebner, a chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina de Sousa, representando o governador Tião Viana, o comandante militar e o delegado de Polícia Civil, juízes, promotores, representantes de órgãos públicos municipais e estadual, gestores de comunidades terapêuticas e outros segmentos sociais, para fazer um realinhamento das políticas projetadas por ocasião da assinatura do termo de adesão do estado ao programa nacional.

O secretário Reni Graebner disse que, nesse alinhamento, destaca-se a importância que o governo e o prefeito têm dado ao enfrentamento ao crack e outras drogas, mobilizando suas equipes para integrar uma comissão que se reúne ordinariamente a cada semana para alinhar as ações dos Estados dentro do que está preconizado no acordo de adesão com o Ministério da Justiça.

“É um esforço integrado que precisa ser destacado pela União, Estado e município. É o desprendimento de todos em prol de uma causa comum. Esta semana já estaremos inaugurando a Unidade de Acolhimento Paolo Tera, nesta quinta-feira, dia 27, às 9 horas, na Rodovia AC-40, km 9. nº 5.816, e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS-POP) na Travessa Ponta Porã, 55, no bairro Capoeira”, afirmou.

O secretário explica que é a segunda obra desse tipo construída pela prefeitura. O Estado já disponibilizou um pavilhão de atendimento e acolhimento às vítimas de drogas, no interior do pronto-socorro do Hospital de Urgências e Emergência de Rio Branco.

Secretária elogiou postura do Acre

A secretaria Regina Mink elogiou as ações do Acre: “O Acre é o Estado que menos nos preocupa. Aqui as pessoas trabalham e produzem. É onde os projetos são concluídos em sua plenitude e não há devolução de recursos por projetos não executados. Isso nos deixa extremamente confiantes em que o Estado, por meio do esforço de todos, será vitorioso no enfrentamento às drogas.

 Regina Mink elogiou o enfrentamento às drogas feito no Acre (Foto: Assessoria Sesp)

Regina Mink elogiou o enfrentamento às drogas feito no Acre (Foto: Assessoria Sesp)

Na opinião de Mink, o Acre tem um grande diferencial em relação aos demais Estados. “Nós conseguimos trazer para reuniões representantes dos três poderes, e isso não é pouca coisa”, disse, ao mencionar a presença do Juiz Elson Sabo. Disse que ele não era coadjuvante no processo “porque se faz necessário o entendimento de que não podemos continuar lotando nossos presídios com usuários de drogas. Esse usuário é um ser humano que necessita de tratamento”.

{xtypo_rounded2}

Esta é a agenda da comitiva ministerial no acre:

Data: 26 e 27 de setembro

Horário: 1º dia (26/09): 10h às 18h

18h às 20h – Reunião de Monitoramento

2º dia (27/09): 8h30 às 17h

Local:

Auditório da Secretaria de Estado da Fazenda. End: Rua Benjamim Constant nº 946 –Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública – Cieps. End. Via Verde, BR 364, Km 2 – Bairro Jardim Europa

Objetivo Geral:

Facilitar a integração entre as ações das políticas de Saúde, Assistência Social, Prevenção e Segurança Pública, envolvendo os entes federados.

Participantes: 120 profissionais

Saúde: 30 pessoas

  • Gerentes de serviços (ou coordenadores) de saúde mental e atenção básica;
  • Coordenadores estaduais e municipais de saúde mental, atenção básica e redes de urgência e emergência;
  • Trabalhadores em geral, incluindo as redes de saúde mental, urgência e emergência, e atenção básica.

Assistência Social: 30 pessoas

  • Coordenadores estaduais e municipais de proteção básica, especial e de média e alta complexidade;
  • Coordenadores de serviços (Cras, Creas, Centro Pop, Serviços de acolhimento);
  • Equipes de serviço de abordagem social;
  • Técnicos da área prioritária (Cras, Creas, Centro POP – um de cada serviço).
  • Segurança Pública: 30 pessoas
  • Profissionais que atuarão nas cenas de uso, preferencialmente aqueles selecionados para os cursos de capacitação (GM, PM, PC, Bombeiro, etc.);
  • Gestores em nível tático e operacional (comandantes regionais de planejamento), ex: comandantes de área (batalhão, delegacia, etc).

Educação: 04 pessoas (Estado e Município)

  • Gestores do programa de saúde na escola
  • Prevenção/ políticas sobre drogas: 06 pessoas
  • Gestores;
  • Centro Regionais de Referência.
  • Direitos Humanos: 20 pessoas
  • Conselheiros tutelares;
  • Gestores e profissionais do Sinase;
  • Gestores e profissionais do PPCAM.

A comitiva ministerial é composta por 26 pessoas das seguintes instituições:

Janira Trípodi Borja CASA CIVIL / SAM, Núbia Rocha Vieira MDS, Paulo Sérgio de Aquino MDS, Carla Cristina Ulhoa Lucena MDS / SNAS, Izildinha Nunes MDS / SNAS, Telma Maranho Gomes MDS / SNAS. Godiva Vasconcelos Pinto MEC, Aldo da Costa Azevedo MJ / SENAD, Cintia Tangari Wazir MJ / SENASP, Hermes Siqueira de Jesus MJ / SENAD, Cristina Gross Villanova MJ / SENASP, Fernanda de Matos Souza MJ / SENASP, Márcio Julio da Silva Mattos MJ / SENASP, Regina De Luca Mink MJ / SENASP, Hélcio Rizzi MJ / SENASP, Leon Garcia MS / SAS, Dário Frederico Pasche  MS/SAS, Alex Reinecke de AlvergaSDH / SNPDDH, Deise Benedito SDH / SNPDDH, Marcelo Nascimento SDH / SNPDDH, Karla Michelly de Castro Barroso Lima SENAD e Maria de Fátima Pereira MDS. Mariangela Soares Nogueira MS, Helena Paula Guerra dos Santos MS, Jaqueline Tavares de Assis MS e Solange Pinto Xavier- SDH.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter