Secretaria do Meio Ambiente e Imac levam ações de sensibilização quanto ao período de estiagem para a Expoacre

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) levam este ano para a Expoacre diversas atividades com foco na sensibilização ambiental. A inovação fica por conta do Estande Vivenciando Eventos Extremos no Acre: Cheia e Seca, que leva o visitante a fazer uma imersão aos períodos de mudanças climáticas que o estado enfrenta.

Estande tecnológico é uma das atrações da Sema e Imac na Expoacre. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

A inovação terá momentos interativos com o público com mappings, fotos e vídeos explicativos mostrando os efeitos das mudanças climáticas. Técnicos do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) estarão explicando, tirando dúvidas, e orientando quanto à importância de preservar e conservar o meio ambiente.

“Esse ano, como forma de sensibilizar mesmo a sociedade em relação ao período que estamos vivenciando de extrema cheia e seca , estamos trazendo para o nosso estande um espaço onde os visitantes vão poder ver de perto todos os problemas que estamos enfrentando e também algumas de nossas ações para mitigar esses eventos extremos. É uma forma mesmo de chegar até as pessoas e mostrar o que está acontecendo”, explicou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias.

Imac e Sema estão também com ações de educação ambiental. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Ainda como parte das atividades, serão realizadas ações de sensibilização com as equipes de Educação Ambiental da Sema e do Imac com o Tapete Caminhando Pelo Acre, jogos de tabuleiro, óculos de realidade virtual e uma trilha escoteira de arvorismo – que funcionará aos finais de semana – para que as crianças possam passar por experiências relacionadas ao meio ambiente e contato com a natureza.

“Estaremos com diversas ações integradas entre a Sema e o Imac para mostrar ao público nossas ações e também fazer com que eles tenham uma interação maior com o meio ambiente”, disse o presidente do Imac, André Hassem.

Além disso, serão realizados atendimentos ao produtor rural como o escritório do Cadastro Ambiental rural (CAR), e a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Viveiro da Floresta está expondo mudas de plantas frutíferas e nativas. Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Há ainda o Viveiro da Floresta, unidade da Sema de produção de mudas que tem como principal objetivo atender o Programa de Regularização Ambiental no Estado, que estará expondo espécies frutíferas e nativas como: caju, ⁠ingá de metro, ⁠cupuaçu, ⁠açaí touceira, ⁠banana comprida, lanterneiro, ⁠bordão de velho, cumaru ferro, ⁠andiroba, entre outros. No último dia de feira, serão distribuídas mudas de planas à população.

Corridinha Pelo Clima

Ainda como parte da programação da Sema na Expoacre e em alusão do Dia da Amazônia, em 5 de setembro, a secretaria vai realizar, junto a parceiros, a Corridinha pelo Clima. O evento será realizado no dia 8 de setembro, a partir das 8h, no Horto Florestal.

A atividade contará com corridas de atletinhas das faixas etárias de 7 a 14 anos e, ao final, serão distribuídos brindes, medalhas, certificados de participação e um banho de mangueira para refrescar a criançada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter