A equipe da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) esteve reunida no último fim de semana com a comunidade do Parque Nacional da Serra do Divisor, localizada na região do Juruá. A visita teve como objetivo conhecer e identificar as potencialidades turísticas do espaço, além de abrir diálogo com os moradores do local.
Na ocasião, foi sugerida a implantação de atividades turísticas como alternativa de renda. A proposta é de que as próximas ações envolvam a realização de um plano gestor, promoção de oficinas de sensibilização e qualificação e formação de redes de abastecimento de produtos e serviços, entre outros.
Além da Setul, os gestores da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (Sepn), de Ciência e Tecnologia (Sect) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também estiveram presentes. A parceria entre os órgãos buscará a identificação de novos negócios e implantação de possíveis tecnologias que poderão melhorar as condições da comunidade e o apoio ao incentivo da atividade turística.
De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Rachel Moreira, a ideia é de que se trabalhe um turismo integrado com as comunidades indígenas e as cadeias produtivas da região. “Não pensaremos apenas a Serra do Divisor, vamos olhar além, em toda a estrutura ao redor, pois elas são necessárias para o apoio e desenvolvimento do turismo no parque”, destaca.