A Feira do Mês das Mães acontece até o dia 3, na Praça da Bandeira no Mercado Velho. O evento é coordenado pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) e pela prefeitura da capital. O objetivo é divulgar e promover o artesanato e a Economia Solidária como meio de desenvolvimento econômico, social e sustentável.
A feira envolve Cooperativas e Associações, representando 90 empreendimentos e 200 artesãos do Estado, tendo como parceiros a Secretaria de Pequenos Negócios e o Fórum de Economia Solidária, Sebrae e Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa).
Além do artesanato variado, como bordados, biojoias e roupas, o visitante pode conhecer a área de jardinagem, que oferece vasos em argila, adubo, plantas e utensílios diversos, e também a praça de gastronomia regional.
Para Simone Nascimento, gestora do Setor de Artesanato da Setul, o incentivo do governo é importante para o pequeno empreendedor. “Um evento como esse valoriza o pequeno empreendedor, estimulando o crescimento da renda, aquecendo a economia local e gerando emprego”, explica.
A Secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, disse que o artesanato acreano é exclusivo e único e mostra a identidade cultural do povo acreano, com responsabilidade sustentável. “A produção artesanal reflete a grande biodiversidade das florestas locais, manifestada na utilização de matéria-prima natural como sementes, fibras, raízes e madeira certificada, e ainda cumpre um importante papel social junto à comunidade acreana”, explica.