Secretaria de Segurança realiza Encontro Trinacional Mulheres e Dignidade em parceria com o consulado boliviano

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o consulado boliviano, realizou o Encontro Trinacional Mulheres e Dignidade nesta quarta-feira,  27, no município de Brasileia.

Secretaria de Segurança realiza Encontro Trinacional Mulheres e Dignidade em parceria com o consulado boliviano. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O representante da Sejusp durante o evento, coronel Cleudo Maciel, destacou que as políticas públicas de segurança para as mulheres são fundamentais e prioritárias para a Sejusp. “A Secretaria de Segurança, em conjunto com o Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp),está trabalhando incansavelmente para garantir a proteção e a redução dos índices de violência contra a mulher”.

Representante da Sejusp durante o evento, coronel Cleudo Maciel. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Durante o encontro foi feita uma sessão de tratativas com autoridades brasileiras e bolivianas, discutindo ações conjuntas e políticas públicas; análise dos desafios e soluções implementadas na Bolívia para assegurar a dignidade e a segurança das mulheres, com ênfase na colaboração internacional como ferramenta de fortalecimento das políticas de proteção; discussão sobre as iniciativas da Polícia Militar nas ações de prevenção e combate à violência contra a mulher, destacando a importância do treinamento especializado e da sensibilidade no atendimento às vítimas.

Durante o encontro foi feita uma sessão de tratativas com autoridades brasileiras e bolivianas, discutindo ações conjuntas e políticas públicas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O chefe da Polícia Regional de Madre de Dios, no Peru, general Javier Edward Infante, destacou a importância da mulher perante a sociedade.
“Antes de sermos autoridade, precisamos ser seres humanos. E não deixamos de lado as mulheres. Elas são pessoas importantes que formam outros seres humanos. Precisamos criar melhores seres humanos para que, em um futuro próximo, sejam mais justos, mais transparentes. Devemos ser modelos. Para sermos exemplos, temos que dar melhores exemplos para uma sociedade mais justa”, frisou.

Chefe da Polícia Regional de Madre de Dios, no Peru, general Javier Edward Infante. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O comandante da Polícia do Departamento de Pando, na Bolívia, coronel Hernán Romero, falou da importância do encontro. “Muito obrigado por esse evento trinacional, onde temos a presença de autoridades dos três países, Brasil, Bolívia e Peru, abordando temáticas contra a violência de gênero, buscando construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais inclusiva e que lute contra qualquer um que ameace a integridade, a vida de qualquer pessoa. Esse evento é um momento importante porque é um assunto que, por décadas, esteve invisível, mas que agora unimos esforços para combater a violência de gênero. A Bolívia e o Peru estão demandando políticas públicas e estratégias nas cidades para investigar, erradicar e sancionar os crimes de violência de gênero, pois as mulheres tem os mesmos direitos de voz e espaços na sociedade”, destacou.

Comandante da Polícia do Departamento de Pando, na Bolívia, coronel Hernán Romero. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Também foi feita a apresentação das estratégias da Polícia Civil no apoio às mulheres vítimas de violência, incluindo procedimentos de denúncia, investigação e acompanhamento das vítimas, exposição sobre como a cooperação entre países pode melhorar a segurança e a dignidade das mulheres, compartilhando práticas e políticas eficazes adotadas pelo Peru.

Diretora operacional da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“Durante todo o mês de março a PMAC [Polícia Militar do Acre] estará realizando ações para prevenir e combater a violência contra a mulher em razão do gênero. São palestras, panfletagens, rodas de conversas, por meio da Patrulha Maria da Penha. A operação conta com o encontro trinacional, aqui em Brasileia, com o objetivo de discutir e alinhar o atendimento à mulher vítima de violência na região de fronteira, além de discutir os melhores encaminhamentos das demandas que envolvem essas mulheres”, destacou a diretora operacional da PMAC, coronel Marta Renata Freitas.

Comandante da Patrulha Maria da Penha, capitã Priscila Siqueira. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O evento marcou o encerramento das ações da Operação Átria, que aconteceram durante todo mês de março.
“É um evento de extrema importância porque reúne autoridades peruanas, bolivianas e brasileiras para tratar de um tema tão relevante, que é o enfrentamento à violência de gênero, à violência contra a mulher. Sabemos que é uma região de fluxo constante de mulheres de diferentes nacionalidades. Então, é necessário estabelecer protocolos de atendimento, de humanização, independente da nacionalidade, atender bem, também trocar experiências positivas, o que está sendo feito em cada país, que pode ser replicado. Pudemos conhecer as autoridades policiais peruanas e bolivianas, e desde ontem estamos em Brasileia com as ações da Operação Átria, fazendo palestras nas escolas, panfletagens nas áreas comerciais, nos aproximando aí do fim dessa operação, que ocorre dia 29 agora”, disse a comandante da Patrulha Maria da Penha, capitã Priscila Siqueira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter