Para combater as organizações criminosas na zona de fronteira, o governo federal planejou ações articuladas com envolvimento dos ministérios da Fazenda, Defesa e Justiça, tendo como atores protagonistas Estados e municípios.
No âmbito do Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) instituiu a Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira (Enafron) com foco no fortalecimento na segurança das comunidades habitantes da faixa de fronteira. A prevenção e repressão qualificada através de uma articulação entre os órgão envolvidos nas áreas de inteligência da segurança pública são as principais armas contra as organizações criminosas.
Assim, visando combater tráfico de entorpecentes, o roubo de cargas, o tráfico de pessoas e a exploração da prostituição infanto juvenil, a Senasp em parceria com a Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp) promove em Rio Branco entre os dias 9 e 14 o Curso de Análise de Inteligência – Nível Produção do Conhecimento.
Participam do curso profissionais da inteligência, os 11 Estados integrantes do Enafron: Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O curso está sendo realizado no Centro Integrado de Estudo e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).