Ideia é conscientizar o funcionalismo sobre a importância do uso racional de produtos e energia elétrica
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é uma das instituições públicas a integrar o Comitê da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), criado com foco na adoção de medidas de contribuam na preservação da natureza e na utilização de forma consciente e racional dos recursos naturais.
Representantes dos setores da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) se reuniram no último fim de semana para oficializar o comitê da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Diversas sugestões foram apresentada no sentido de desenvolver programas práticos e eficazes para reduzir e/ou eliminar desperdícios.
O grupo apresentou as medidas que já estão em andamento no sentido de reduzir o consumo de água em copos descartáveis. Na Sesp, por exemplo, foram confeccionadas canecas individuais e personalizadas. Elas vão substituir os copos descartáveis. Papéis usados são recolhidos semanalmente para reciclagem. Para economizar energia elétrica foram instalados interruptores para cada lâmpada ou setor. A partir de agora é determinado a cada servidor, ao final do expediente, desligar aparelhos de ar-condicionado, computadores e quaisquer outros equipamentos eletrônicos. Além disso, computadores estão sendo configurados com caracteres que reduzem substancialmente as tintas das impressoras.
Anderson da Silva Pontes e Nágila Maria dos Santos são os responsáveis pela implantação das novas meditas ambientais. Anderson disse que, a menos de um mês da implantação das novas medidas, é possível antever os bons resultados.
“No primeiro momento foi detectado – através de contas – que a economia com energia elétrica chegou aos 300 quilowatts. E 300 copos descartáveis/mês deixaram de fazer parte do nosso material de consumo.” A criação do comitê será formalizada junto ao Ministério do Meio Ambiente. Tem como parceiros a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac).
O comitê é formado pela Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), Secretaria de Estado de Planejamento, Diário Oficial, Instituto de Previdência do Estado do Acre e Secretaria de Estado de Segurança Pública.