Objetivo é diminuir a demanda por salva-vidas em clubes e balneários do estado
Aconteceu na manhã dessa terça-feira, 14, na piscina da escola Armando Nogueira, a aula inaugural do curso de salva vidas para jovens ainda em conclusão do Ensino Médio. O curso irá treinar 30 pessoas e faz parte do programa Jovem Guarda Vida, que tem como objetivo diminuir a demanda por salva-vidas em clubes e balneários de todo o estado, principalmente do interior, já que o Corpo de Bombeiros não disponibiliza de homens o suficiente para fazer esse serviço.
lugares onde há mais necessidade de pessoas atuando nessa área. A diária de um salva-vidas é de R$80, servindo como mais uma fonte de renda para eles. "Estamos realizando articulações com a sociedade e esse curso serve exatamente para isso", comenta a Secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.
A Secretária também informa que esse não é o único curso para a sociedade preparado pela Secretaria de Segurança Pública. Além do curso de salva-vidas, serão oferecidos em breve os cursos de técnico em jardinagem, brigadista e jovem socorrista. Ao todo, 120 pessoas serão beneficiadas por essas iniciativas.
O Secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, é um dos que apóia a iniciativa, "Esses estudantes vão atuar exatamente nas áreas de lazer de boa parte da população. Com esse curso eles vão estar garantindo também a segurança dessas pessoas".
"É um projeto de inclusão social. Vislumbramos esse tipo de atividade que capacita jovens para o mercado de trabalho através da formação nos cursos especializados do Corpo de Bombeiros", explica o Coronel Pires. Ao todo, serão duas semanas de curso dado pela instituição. O coronel também lembra que a demanda para salva vidas é muito grande e o Corpo de Bombeiros não tem como disponibilizar homens para todos os pedidos, "As pessoas poderão confiar nesses jovens guardas, pois estamos capacitando e certificando todos eles".