Secretaria de Segurança e TJ definem convênio para integração de sistema de informações

Integração dos sistemas SIGO e SAJ permite troca de informações sobre cada indivíduo em conflito com a lei aumentando a eficácia no combate à violência e à criminalidade

seuranca_01.jpg

Secretária Márcia Regina esteve reunida com Presidente do TJ, Pedro Ranzi, e Corregedor de Justiça, Samuel Evangelista (Foto: Gleydison Meireles)

No dia 30 de setembro a Secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, esteve reunida com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Ranzi  e o corregedor de Justiça, desembargador Samuel Evangelista para definir os detalhes sobre a assinatura do convênio que integrará os sistemas de informações da Segurança Pública e Judiciário, Sistema Integrado de Gestão Operacional – SIGO e Sistema de Automação da Justiça – SAJ.

Durante o encontro, Márcia Regina apresentou os últimos indicadores sobre a segurança no Estado e entregou ao Presidente do TJ o documento que detalha o Plano de Gestão Integrada de Segurança Pública.  Já fazem parte da estratégia de integração da segurança pública com os órgão de justiça, o Ministério Público Estadual, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e Instituto de Administração Penitenciária – IAPEN.

A integração amplia as informações e incorpora facilidades às rotinas jurisdicionais e administrativas assegurando ganhos de produtividade e otimização na atuação dos juízes.  Além de possibilitar maior celeridade nos julgamentos e controle sobre a situação penal de cada reeducando.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Ranzi, as ações do dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo precisam ser conjuntas, por isso a integração entre os sistemas de informações será um grande passo para que tenha ações de combate à criminalidade mais eficientes. "O combate mais eficaz contra a criminalidade só será possível havendo uma união de esforços e de um trabalho em conjunto, sem isso nós não iremos a lugar nenhum", disse Pedro Ranzi.

A secretária de Segurança apresentou durante o encontro um balanço das últimas ações da Segurança Pública no Acre e destacou os avanços atingidos a partir da reestruturação do policiamento ostensivo, como o aumento de policiais nas ruas e a maior proximidade com os cidadãos. "Os aspectos positivos obtidos a partir da criação da metodologia de Gestão Integrada da Segurança Pública são visíveis. As instituições precisam estar cada vez mais unidas e fortalecidas para que o combate à violência ocorra em toda a estrutura da justiça criminal", afirmou Márcia Regina, destacando tambpem  a redução do número de assaltos nos últimos meses.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter