Secretaria de Saúde terá ações no Carnaval 2012

Samu

Nos quatro dias de Carnaval o Serviço Móvel de Urgência (Samu) estará com operações especiais em pontos com muita movimentação, visando facilitar o socorro às vítimas e, se necessário, a remoção. Para atender os foliões na Avenida Amadeo Barbosa, onde é realizado o carnaval popular, haverá dois postos fixos de suporte avançados – um localizado na entrada principal da festividade e o outro próximo à saída que dá acesso à Arena da Floresta. Além disso, haverá quatro tendas em toda a extensão da avenida e a equipe ficará em alerta para qualquer intervenção.

As tendas distribuídas na avenida ajudarão a identificar o folião que esteja necessitando de alguma ajuda. “Assim nossa equipe o conduzirá ao posto fixo avançado para avaliação do médico e possível remoção para as unidades de saúde. Estamos com 116 profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal de apoio, além dos acadêmicos de enfermagem da Uninorte preparados atender os foliões durante as quatro noites de festa. Estaremos vigilantes para atender todas as ocorrências e garantir a tranquilidade da população acreana”, informa Lúcia Carlos, coordenadora-geral do Samu.

De acordo com Lúcia, no decorrer da folia são frequentes as ocorrências por intoxicação alcoólica, desidratação, ferimentos nos pés, agressões e desmaios. A maioria das ocorrências é ocasionada pelo consumo excessivo de álcool e mal-estar, visto que muitos foliões não se alimentam adequadamente.

A coordenadora diz ainda que a principal finalidade do Samu em eventos com grande concentração de pessoas é estar presente e pronto para situações de acidentes com múltiplas vítimas ou catástrofes, juntamente com parcerias do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Companhia de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e outros parceiros. “Essa presença também é preventiva, no caso de orientações quanto aos riscos, e caso ocorram essas situações, o Samu possui profissionais devidamente treinados para organizar a situação e preparados para o atendimento imediato às vítimas.”

Vigilância Sanitária

A Divisão de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) estará de plantão nos dias de carnaval realizando inspeção e fiscalização em todos os locais que recebem maior fluxo de pessoas (bares, restaurantes, pizzarias, barracas), para garantir a prevenção e proteção da saúde dos foliões. Durante a folia, cerca de 10 profissionais estarão atuando na fiscalização e distribuindo material educativo.

Na última terça-feira, 14, houve uma reunião no Cine Teatro Recreio para orientar cerca de 80 proprietários de barracas sobre a forma correta de acondicionamento de alimentos e validade dos produtos que serão oferecidos ao público presente, bem como vestimentas adequadas e descarte do lixo.

Segundo a coordenadora estadual de Vigilância Sanitária, Albertina Costa, os fiscais inspecionam alimentos e fiscalizam a data de validade dos produtos nas cinco noites de diversão. “Todos os estabelecimentos comerciais, vendedores ambulantes e barracas serão rigorosamente fiscalizados e inspecionados em relação às condições higiênico-sanitárias, incluindo os banheiros químicos”, informa. Outra exigência é quanto o consumo de ketchup e maionese que devem ser oferecidos aos clientes em sachês. Em caso de irregularidades, o fiscal está orientado a fazer a apreensão da mercadoria.

Albertina destaca ainda que a fiscalização também será rigorosa quanto ao fornecimento de gelo, uma vez que o produto é uma grande fonte de contaminação. “Essas ações são periódicas, realizadas durante as principais festividades do Estado. Mesmo assim, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, reforça a importância dessas atividades para garantir a saúde e o bem-estar da população, e para que o carnaval seja uma comemoração pela vida”, destaca Albertina.

Em caso de denúncias, os foliões devem dirigir-se à equipe de plantão na tenda da coordenação do carnaval ou ligar no telefone 9985-8064. Os fiscais estarão identificados com camisetas personalizadas, com o símbolo da Vigilância Sanitária e do governo do Acre. Após o período de carnaval a população pode denunciar pelos telefones 3223-3453 e 3215-2773.

DST/Aids

Ai Se Eu Te Pego. É com esse slogan que a Coordenação Estadual de DST/Aids prepara as ações estratégicas que serão realizadas durante as noites de carnaval. O público alvo deste ano são os casais jovens heterossexuais e homossexuais. A equipe de 15 pessoas, entre profissionais da saúde e voluntários, estarão nos principais pontos de folia realizando a distribuição de material informativo e preservativos, que são fundamentais quando o assunto é a prevenção de doenças causadas pelo contato sexual.

De acordo com a coordenadora Estadual de DST/Aids, Francimary Muniz, serão distribuídos no período do carnaval mais de 16 mil camisinhas por noite somente nas festividades realizada no Amadeo Barbosa. Além disso, são distribuídas cotas extras para todos municípios do Estado, ONGs e outros parceiros.

“Nosso objetivo não é apenas entregar os preservativos, mas também chamar a atenção das pessoas para a responsabilidade que todos devem ter com a sua saúde, mesmo nos dias de carnaval, além de orientá-los sobre a importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais como forma de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo as hepatites virais B e C”, diz a coordenadora.

Francimary diz que antes da folia o foco vai ser a importância do uso da camisinha e sugerir que cada folião já chegue à festa com seu preservativo no bolso. Após o carnaval o objetivo é estimular os foliões a fazerem o teste rápido de Aids, sífilis e hepatite, por meio da Campanha Fique Sabendo. Os interessados em fazer o teste podem ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), próximo à Igreja Batista do Bosque. “Se alguém durante o carnaval praticar relação sexual sem camisinha, principalmente com vários parceiros, não fique na dúvida, procure uma unidade básica de saúde ou o CTA e informe-se sobre o teste rápido”, orienta Muniz.

Segundo Francimary, o Governo do Acre não medirá esforços para ampliar seu poder de ação e diminuir o índice de transmissão no período de festas. “O povo merece e precisa que estejamos em campo prevenindo. Mesmo o Carnaval sendo uma brincadeira, todos devem se preocupar com as DST’s”, finaliza.

Hemoacre

Com o slogan Hematolino Adverte: Folião consciente é Folião Solidário! O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) vem realizando um trabalho intenso durante a semana que antecede o carnaval 2012 para manter um bom estoque de bolsas de sangue.

Para doar sangue você precisa:

– Estar em boas condições de saúde,

– Apresentar documento de identidade original ou documento com foto,

– Ter entre 16 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg,

– Ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas,

– Não estar gripado ou com febre e nem estar grávida ou amamentando e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.

O Hemoacre fica na avenida Getúlio Vargas, 2787, ao lado do Teatrão. E o ônibus de coleta no Calçadão do Passeio, no centro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter