A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da gerência estadual de agravos transmissíveis realizou durante os dias 30 e 31 de janeiro no auditório do Ministério da Saúde a Oficina de Elaboração de Plano de Ações e Metas (PAM) para o ano 2012. A programação reuniu gerentes da Secretaria de Estado de Saúde e parceiros como a coordenação municipal de saúde de Rio Branco e Cruzeiro do Sul além de outras entidades.
Cada gerência apresentou seus dados para serem abordados e discutidos em grupos de trabalho no intuito de melhorar e aplicar novas propostas de ações. “No Acre temos dois municípios, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que estão empenhados a realizar a política de incentivo ao planejamento das ações na prevenção dessas de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Avaliamos durante esses dois dias os pontos positivos e negativos destacados em 2011. Os que tiveram destaque positivo serão permanecidos”, enfatiza Francimary Muniz, gerente de DST/Aids.
Para a gerente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps/AD), Sandra Ortiz, “o plano de ações e metas (PAM) veem sendo desenvolvido todos os anos com a finalidade de buscar soluções para os problemas de saúde, não sendo diferente dos dependentes químicos e alcoólatras que é considerado um problema de saúde”.
Parceiros como Educação de Jovens, Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do Acre), Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Acre) e representantes de movimentos sociais participaram da oficina visando a melhoria da qualidade de assistência e fortalecimento das atividades e prevenção as DST/HIV no Acre.
Durante o primeiro dia foram apresentados os projetos desenvolvidos no ano passado e as novas diretrizes para esse ano. Após a apresentação foram feitos grupos de trabalhos onde foi abordada promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, assistência, gestão, desenvolvimento humano e institucional, parceria com sociedade civil organizada.
Já no segundo dia foram apresentadas as propostas consolidadas das equipes que se dispuseram a analisar todas as diretrizes impostas pelos gestores e parceiros a serem aplicadas durante o ano de 2012.