A secretária de Estado Saúde, Suely Melo, está em visita de rotina ao Vale do Juruá avaliando os processos de trabalho nas diversas instituições hospitalares, conversando com os gerentes e identificando as dificuldades. No domingo, 18, ela visitou Rodrigues Alves e Mâncio Lima, e nesta segunda-feira, 19, está em Cruzeiro do Sul. Em seguida vai a Tarauacá, Feijó e Manuel Urbano.
“A gente precisa estar alerta, sempre presente nas unidades de saúde, ouvindo, e se for identificado algum problema, tentar resolver. O foco do governador é oferecer uma saúde de qualidade para a população, e a gente vem nessa busca incessante”, destacou.
Segundo a secretária, um dos objetivos é melhorar o serviço assistencial do Hospital da Mulher e da Criança (maternidade). A Secretaria de Saúde está avaliando a necessidade de implementação de novos serviços em Cruzeiro do Sul, entre eles a instalação de um laboratório de análises clínicas, que funcionaria junto com o Lacen, em frente à maternidade.
Outro serviço que está em estudo é o de atenção especializada para tratamento de doenças tropicais, doenças de fígado, hepatites e outras, além da hanseníase no Hospital Dermatológico. “Estamos fazendo uma revisão geral com a finalidade de aperfeiçoar o serviço.”
Malária
Mais uma vez a secretária pediu a colaboração da população para o enfrentamento à malária. Ela conta que nos últimos tempos houve um aumento nos casos da doença do tipo falciparum, que é mais virulenta. “Não se esqueçam de ficar alerta em relação à malária, porque ela é o grande problema de saúde pública que temos nesta região, e a contribuição da população é fundamental para a gente manter a doença sob controle.”
A secretária recomenda usar o cortinado impregnado, não frequentar a beira de igarapés e lagos nos horários de maior incidência do mosquito e, quando infectado, fazer o tratamento até o fim, além de permitir a borrifação das casas.