Projeto visa estimular práticas humanizadas no atendimento de jovens privados de liberdade
A Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Instituto Socioeducativo (ISE), realiza nos dias 24 e 25 deste mês, no auditório da Escola de Música do Tucumã, em período integral, o primeiro módulo da capacitação dos profissionais que trabalham com adolescentes em privação de liberdade.
Participam da capacitação cerca de 40 profissionais – psicólogos, educadores, assistentes sociais, entre outros – que trabalham nas unidades socioeducativas de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul e após o evento estarão aptos para estimular a construção de práticas de atendimento mais humanizado, seja nas unidades de internação ou fora delas, garantindo maior êxito na ressocialização desses adolescentes.
Esse é um projeto que integra o Plano Operativo Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em regime de internação, mesmo que provisória, cuja atuação foi iniciada a partir do ano de 2009, e já é realizado em vários Estados do Brasil.
O evento é ministrado pelas psicólogas Ximena Catalan Pavez e Kariny Costa Conçalves, da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Sandra Ortiz, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Sheyla Garcia, coordenadora do Programa de Saúde Mental no município de Rio Branco, e Maria Luiza Escudeiro Leite, assistente social do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape).
De acordo com a psicóloga Sandra Ortiz, o segundo módulo está previsto para acontecer no mês de junho e o terceiro, para agosto deste ano”.