crescimento

Secretaria de Produção destaca fortalecimento da cadeia produtiva de soja e milho no Acre

O secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo, participou na tarde desta quarta-feira, 7, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), em Rio Branco, das discussões sobre ações e avanços para o crescimento da cultura de soja e milho no Acre.

Com dados atualizados, o gestor destacou que, em 2022, a produção de soja no estado foi superior a 23 mil toneladas, o que mostra uma elevação de 43,90% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o milho teve uma produção de 133,6 mil toneladas nas duas safras, um aumento de 47,6% e de 216% na primeira e segunda safra, respectivamente.

Edivan Azevedo apresentou as ações e avanços para o crescimento de soja e milho no Acre. Foto: Ascom/Faeac

Num comparativo nacional, o Acre aparece como o 5º maior produtor de grãos da Região Norte. Em 2022 já são totalizadas 164,8 mil toneladas de grãos. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), houve uma evolução significativa da economia na Agricultura e Pecuária, que somados agregam mais de 2,6 bilhões de Valor Bruto da Produção (VBP).

“Este evento, promovido pela Federação da Agricultura e pelo Fórum Empresarial e de Inovação, reuniu produtores, técnicos e palestrantes para falar sobre o cenário do agronegócio, em especial da produção de soja e milho. O Estado também teve a sua participação e a oportunidade de mostrar para os produtores rurais o que temos de ações a serem implementadas em 2023 em apoio à produção rural”, destacou Edivan Azevedo.

Produção da soja e milho ganha destaque em evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária. Foto: Ângela Rodrigues

O gestor ressaltou ainda que o governo do estado está em processo de aquisição de 147 máquinas, implementos e equipamentos para apoiar a produção rural, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 50 milhões e ainda as ações do Projeto Mecaniza+, que têm beneficiado produtores da agricultura familiar.

A meta para os próximos quatro anos será converter cinco mil hectares ao ano de áreas degradadas em produtivas e a construção de dez mil reservatórios de água (açudes), para levar irrigação às lavouras de café e outras culturas.

Assuero Veronez destacou o potencial do agronegócio como oportunidade para o crescimento econômico do Acre. Foto: Ascom/Faeac

“O agronegócio tem a oferecer à população do Acre muitas oportunidades para crescer economicamente e precisamos melhorar nossos indicadores sociais. Eu sempre falo que o grande potencial do Acre é o solo, o que faz daqui um paraíso da produção biológica. Basta que se organize todo o processo, invista em tecnologia e busque os resultados”, destacou Assuero Veronez, presidente da Faeac.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel, e o diretor do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Cristhyan Carcia, também fizeram suas considerações acerca das políticas públicas em andamento que beneficiam o homem do campo.

Titular da Semapi, Paola Daniel destacou as políticas públicas que beneficiam o homem do campo. Foto: Ângela Rodrigues

O encontro reuniu gestores, técnicos, especialistas, produtores e empresários do setor do agronegócios e bancos, que puderam debater temas como o uso de tecnologia variável, cenários e perspectivas para 2023. O evento foi realizado pela Federação da Agricultura, em parceria com Fórum Empresarial e de Inovação, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).