Francisca Margarete de Oliveira Melo foi promovida ao posto nesta sexta-feira
Na manhã desta sexta-feira, 14 oficiais foram promovidos em uma solenidade realizada em frente à Polícia Militar do Acre. Estiveram presentes o governador do Estado, Tião Viana, a primeira-dama, Marlúcia Cândida, o secretário de Segurança, Ildor Reni Graebner, o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, a secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia, e outras autoridades.
Entre os oficiais promovidos está a comandante do Gabinete Militar do governador, coronel Margarete de Oliveira Melo, a primeira mulher do Acre a chegar a essa patente. “As pessoas acham que é fácil. Concorri seis vezes e só agora, depois de 26 anos, consegui ser coronel”, comentou.
Margarete de Oliveira Melo ingressou em 1985 na Polícia Militar, na primeira turma de sargentos femininos. Em 1990, foi para o Rio Grande do Sul, onde fez o curso de Formação de Oficiais e foi a primeira oficial militar da PM acreana. De lá para cá foi 2ª tenente, capitã, major, tenente-coronel e agora coronel. Durante essa trajetória sofreu muitos preconceitos, mas superou todos. “Aos poucos fui adquirindo o respeito, devagar. Foi um processo lento. O preconceito ainda existe, mas em uma escala menor. A cada dia temos que provar que somos boas profissionais, precisamos trabalhar o dobro do que os homens para chegar aonde queremos”, disse a coronel Margarete.
A secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia, fez questão de estar presente à solenidade e entregar um buquê de flores do campo em homenagem à coronel Margarete. “É um ato que nos honra não só pelo fato de ser mulher, mas pelo perfil de competência, eficiência e dinamismo, atributos fundamentais para esse cargo”, disse Concita Maia.
A coronel Margarete ficou visivelmente emocionada e não esperava receber a homenagem. “Foi realmente inesperado. Lindo! Fiquei mesmo emocionada com a surpresa. Isso mostra o quanto nós mulheres precisamos lutar para chegar aonde queremos. Não é fácil, mas não é impossível. Quando recebi as flores, passou um filme na minha cabeça.”
Para Concita Maia, essa promoção é mais uma prova de que as mulheres são tão competentes quanto os homens. “Significa uma conquista de espaço de poder. Isso é muito importante para a nossa trajetória. É uma demonstração evidente de que estamos preparadas para ocupar todos os espaços de poder que os homens ocupam”, acrescentou Concita. “Essa flores representam nossa admiração pelos 26 anos de trajetória dentro de uma corporação onde a maioria é homem”, concluiu a secretária da SEPMulheres.