A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, foi a convidada desta terça-feira, 5, no programa “Fala Secretário”, veiculado na TV Aldeia e Rádio Difusora Acreana. Durante uma hora, Concita respondeu perguntas enviadas pela internet, dos telespectadores e da apresentadora Celis Fabrícia.
Concita Maia iniciou sua fala contextualizando o porquê do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8, e as ações alusivas à data, que serão realizadas pela SEPMulheres no decorrer do mês. “Essa é uma data que nos remete à luta e à onstrução de uma sociedade mais justa, na qual homens e mulheres convivem em harmonia, regidos pelo respeito ao próximo. Um momento de comemoração e reflexão dos avanços das políticas públicas de gênero e das conquistas que almejamos alcançar”, afirmou.
Outro pronto da entrevista foi a transição do organismo de políticas para as mulheres em âmbito estadual. “Nós, como Secretaria de Estado, temos maior autonomia administrativa, e isso nos possibilita maiores avanços nas políticas de gênero.”
A missão da SEPMulheres é assegurar os direitos de todas as mulheres do Acre. O patamar administrativo permite a construção de um modelo de gestão que possibilita a criação e execução de políticas públicas nos 22 municípios do Estado.
Aproveitando o gancho sobre a interiorização das políticas públicas de gênero promovidas pela SEPMulheres, Concita Maia, disse que em 2013 a secretaria tem a meta de visitar todos os municípios acreanos, com o propósito de firmar parcerias com as prefeituras para a promoção de ações voltadas as mulheres, no que se refere ao combate à violência, acesso à educação e à saúde e à inclusão feminina no mercados de trabalho.
Enfretamento à violência doméstica
No que diz respeito ao enfrentamento à violência contra a mulher, a secretária informou sobre a Rede de Atendimento às Mulheres, composta pelos serviços especializados, que acolhem as mulheres em situação de violência, seja social ou física. No Acre existem duas redes: a Reviva, que responde pelo Vale do Juruá, e a Reviver, responsável por Rio Branco e região.
“Estamos trabalhando para ampliar os serviços oferecidos por essas redes a todos os municípios, ou pelo menos aos municípios polos onde temos os Centros de Especializados de Atendimento às Mulheres, que respondem pela regional da área em que estão lotados. Outro método é a prevenção. Estamos promovendo campanhas e blitze educativas nos principais eventos do Estado, para orientarmos a população sobre as formas de combate e denúncia da violência doméstica”, afirmou a secretária.
Metas para 2013
Ao fim da entrevista, a secretária Concita Maia falou dos projetos e metas a serem executadas no decorrer de 2013. “Um dos nossos maiores desafios para este ano é a ampliação e fortalecimento dos serviços na área de saúde da mulher. Vamos trabalhar a política do planejamento familiar na rede pública de saúde, para que os casais estejam munidos de informações e possam decidir o que realmente querem para suas famílias”, disse.
A secretária concluiu a participação convidando a sociedade para participar da abertura oficial do mês da mulher, em frente ao Palácio do Rio Branco, nesta quinta-feira, 7. “Estaremos apresentando nosso calendário de março e contamos com a participação de todas. Teremos apresentações artísticas, entre outras atrações. Nosso desejo é de que todas as mulheres possam viver de forma plena, digna e justa”, afirma.