Na manhã desta terça-feira, 27, a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, foi a entrevistada do programa Fala Secretário. Durante uma hora, Concita respondeu perguntas enviadas pela internet, dos telespectadores e da apresentadora Nilda Dantas.
A secretária falou sobre a criação da SEPMulheres, há pouco mais de um ano, e as ações realizadas nas coordenadorias de Direitos Humanos, Saúde e Inclusão Sócioprodutiva. Segundo ela, o foco das ações são as mulheres que não têm acesso ou informação sobre seus direitos. “As três coordenadorias realizam atividades em vários municípios com oficinas de economia solidária, planejamento familiar e enfrentamento à violência contra a mulher. “Estamos, por exemplo, em contato direto com as trabalhadoras rurais, inclusive com as que não participam de cooperativas ou associações. Queremos que elas façam parte disso, pois assim darão início a sua autonomia econômica. E esse é um dos passos para a conquista de seus direitos”, garantiu Concita.
Alguns estudantes disseram não conhecer a SEPMulheres e a secretária aproveitou a oportunidade para explicar qual o objetivo da secretaria. “O governador Tião Viana criou a secretaria para fazer com que as políticas públicas cheguem às mulheres. Há as secretarias de Pequenos Negócios, a de Saúde, enfim. E nossa função é atuar na transversalidade fazendo com que as ações, de cada uma delas, específicas para as mulheres, realmente possam chegar até elas, principalmente às mulheres do interior, dos locais de difícil acesso”, explicou a secretária.
Durante a entrevista, Concita falou sobre o apoio dado às vítimas da última enchente que a fez redirecionar as atividades relativas ao mês da mulher. “Tínhamos um programação e, de uma hora para outra, nos solidarizamos com os desabrigados e nos voltamos a eles. Agora estamos retomando algumas ações com as reeducandas, como a campanha Leitura é Cidadania, as aulas de yôga, e apresentamos propostas de oficinas de saúde e direitos humanos”, disse.
Sobre violência contra a mulher, a secretária informou sobre a Rede de Cuidados às Mulheres Vítimas de Violência que está sendo consolidada em cinco municípios e implementada em outros. Falou ainda sobre a Campanha do Laço Branco, direcionada aos homens, que será realizada em parceria com a Assessoria de Juventude e a Rede Acreana de Mulheres e Homens. “São projetos que já estão em andamento, sendo finalizados para que coloquemos em prática já em abril”, disse Concita Maia.
Ao fim da entrevista a apresentadora Nilda Dantas perguntou: O que querem as mulheres, secretária? “As mulheres querem igualdade. Querem construir ao lado dos homens. Elas não querem se sobrepor, mas sim estar ao lado, de mãos dadas. Querem cidadania, respeito e, para serem felizes, querem políticas públicas”, enfatizou.
O Fala Secretário é transmitido ao vivo, pela TVAldeia, todas as terças-feiras, às oito horas da manhã. As reprises vão ao ar às quartas-feiras, às 16h; e quinta, às 21h.