Na maior feira de agronegócio do Acre, a 48ª Expoacre, que será realizada entre os dias 29 de julho e 6 de agosto no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, é esperada a movimentação de mais de 200 milhões de reais.
Para acompanhar esse fluxo financeiro, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), irá realizar a Pesquisa do Volume de Negócios durante todos os dias do evento.
Para a coleta de dados, será utilizado um aplicativo disponibilizado pelo Sebrae e questionários padronizados, que serão aplicados por uma equipe de 20 pesquisadores, composta por servidores da Seplan e colaboradores do Sebrae.
Serão coletados dados sobre linhas de crédito do Banco da Amazônia, Caixa Econômica e Banco do Brasil, para o financiamento de investimentos agropecuários e aquisição de veículos, caminhões, utilitários e implementos. A pesquisa também incluirá dados de leilões de animais, vendas de veículos, alimentação e bares, comércio e serviços, indústria, produtos agropecuários e ambulantes.
O procedimento se dá a partir do cadastro prévio dos expositores, realizado pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), em que informações como nome, atividade e quantidade de vezes que o entrevistado participou nas últimas cinco edições da Expoacre são coletadas.
Ao final da 48ª Expoacre, as informações coletadas irão gerar o Relatório de Volume de Negócios, documento que será apresentado pelo governador Gladson Cameli em coletiva de imprensa.