Vinte mulheres selecionadas pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) recebem capacitação de corte, escova e colorimetria no Telecentro do Trabalhador, na regional do Taquari. São pessoas que estavam desempregadas, que possuem cadastro no CADÚnico e a vontade de trabalhar para conquistar oportunidade de uma vida melhor.
A educanda Janete Nascimento é um exemplo dessa luta. Ela conta que seu marido está doente e e viu em uma situação difícil para sustentar os quatro filhos. Desempregada, viu na oportunidade de fazer o curso a chance de ter seu próprio negócio e não deixar seus filhos passarem por dificuldades.
A capacitação conta com 20 horas de aulas de empreendedorismo realizado pelo Sebrae e mais 200 horas de conteúdo específico para as novas empreendedoras, que é oferecido em parceria com o Instituto Dom Moacyr. O curso conclui sua carga horária na segunda quinzena de julho e logo após o governo do Estado, por meio da SEPN, vai entregar kits com os materiais para que essas mulheres possam iniciar seu próprio negócio.
“O objetivo é capacitar as educandas para o mercado de trabalho. Elas vão estar com habilidades para o corte masculino, feminino, coloração de cabelo, mechas, balaiagem e luzes, ou seja, prontas para começar a trabalhar em seu próprio salão de beleza”, explica a mediadora Ana Fátima.