Secretaria de Obras Públicas ministra treinamento do sistema ObrasGov para órgãos do Estado

O software ObrasGov, utilizado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), será expandido para outros órgãos do governo do Acre.  Por isso, a Seop iniciou nesta segunda-feira, 25, em Rio Branco, os treinamentos de uso do sistema para os servidores engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Serviço Estadual de Água e Esgoto (Saneacre), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e das secretarias de Habitação e Urbanismo (Sehurb) e Administração (Sead).

Gestor da Seop enfatizou que o software ObrasGov integra todas as informações dos contratos de obras. O serviço é desenvolvido pela Softplan Planejamento e Sistemas. Foto: Ascom/Seop

Na plataforma é possível mapear e monitorar as obras de responsabilidade das secretarias. De acordo com o titular da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a funcionalidade do sistema é essencial para as instituições viabilizarem a execução das obras de forma planejada, transparente e inovadora.

“Junto à CGE tivemos a ideia de integrar todos os órgãos dentro de um mesmo sistema, visando assegurar mais clareza nas ações do Estado, pois o objetivo é o sistema rastrear e linkar, automaticamente, as informações da situação atual das obras dessas secretarias. Queremos chegar ao ponto em que o Portal de Transparência busque o ObrasGov”, ressaltou.

Engenheira durante acesso ao sistema que reúne todas as informações de cronograma e contratos das obras públicas de forma célere. Foto: Ascom/Seop

Para a engenheira Jacqueline Accorsi Sales, da CGE, a ferramenta surpreendeu positivamente, já que “facilita, moderniza e padroniza a rotina dos técnicos que trabalham com obras, como também aprimora muito o acesso à transparência”, relatou após assistir a primeira aula do treinamento.

Esta é a terceira turma que participa do treinamento do sistema ObrasGov, mas pela primeira vez é ofertado para outras secretarias. Serão dois dias de aulas na sede da Sead na capital. Foto: Ascom/Seop

O chefe da Assessoria de TI da Seop, Eluzaires Pereira, afirmou que a iniciativa de incluir outros órgãos do governo é benéfica para a administração pública e para a sociedade.

“É uma visão 360°. Uma oportunidade de promover a fiscalização diariamente, além de ser um ganho de gestão, no sentido de facilitar para o fiscal e para o gestor o acompanhamento da obra em tempo real, e até mesmo para a empresa, que tem o seu diário de obras sendo preenchido direto no aplicativo”, frisou.

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