O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), vistoriou na tarde desta quinta-feira, 8, as obras de construção da sede do Arquivo Público do Acre, em Rio Branco, para acompanhar o início da concretagem de parte da base (sapatas) e do corpo do muro de arrimo.
De acordo com o fiscal da obra, Ney Rocha, a execução dos serviços ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead) e passará por diversas etapas:
“Concomitantemente, está sendo feito o gabarito para a locação de um dos prédios e posterior início de suas fundações. Parte do arrimo irá conter o aterro que será executado, enquanto a outra parte irá conter o terreno adjacente que está em uma cota mais alta que a do lote do Arquivo”, explica o engenheiro civil.
O novo prédio contará com setores administrativos e técnicos, como direção-geral, salas de acervos de consultas e de arquivo, mezanino, divisões de recebimento e triagem de documentos, de conservação, de restauração de documentos, de identificação e classificação de documentos e de arquivo temporário de pessoas, além de núcleos de atendimento, de arquivamento e de digitalização.
A futura sede está localizada na Alameda Ministro Miguel Ferrante, no Portal da Amazônia. A obra terá 2047,80 m² de área construída e 1.993,08 m² de área pavimentada, dos quais 777, 62 m² é de estacionamento. A área do terreno é de 4.900 m².
O espaço também contará com estacionamento e guarita. Os investimentos para as obras de construção do Arquivo Público do Acre são de aproximadamente R$ 6,5 milhões, provenientes do convênio do Estado com a Caixa Econômica Federal, a partir do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).