Secretaria de Obras implanta sistema de gestão para otimizar execução de obras no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), implantou, neste mês de abril, dois novos sistemas digitais internos que otimizam o trabalho dos servidores da pasta e garantem celeridade no fluxo de demandas. As soluções desenvolvidas, Gestão de Projetos e LotesGov, tornaram mais ágil e funcional o controle dos projetos de obras aos engenheiros, bem como o acompanhamento do Setor Jurídico e de Arquitetura às etapas de desapropriação dos lotes do complexo viário situado entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas, em Rio Branco.

O Estado é responsável pelos investimentos relacionados às desapropriações ao longo da poligonal, que teve ordem de serviço assinada para passar por obras de construção de um complexo viário para melhorar a mobilidade urbana no centro da capital.

No LotesGov, a partir dos mapas e filtros inteligentes de busca avançada, é possível acompanhar o andamento da obra. Foto: Luy Andriel/Seop

De acordo com o titular da Seop, Ítalo Lopes, os novos sistemas contribuem para o crescimento econômico e social do estado, ao elevar as condições de trabalho dos técnicos e melhorar a utilização dos recursos.

“Os sistemas foram desenvolvidos por equipe da secretaria, com a finalidade de assegurar mais clareza e eficiência nas demandas diárias que envolvem diversos setores e servidores. Ao estruturar o trabalho interno da pasta, avançamos para prestar serviços de qualidade à população”, ressalta Lopes.

Gestor da Seop e chefe do Departamento de Projetos de Engenharia acessam nova ferramenta. Foto: Luy Andriel/Seop

Os dois sistemas foram criados pelo Núcleo de Sistemas e Gestão da Informação, da Assessoria de Tecnologia da Informação (TI), em parceria com o Departamento de Projetos de Engenharia e com a equipe de Arquitetura e Urbanismo do Complexo Viário.

Equipe da TI inova com ferramentas que valorizam trabalho dos servidores e otimizam execução de obras. Foto: Luy Andriel/Seop

“Estamos sempre buscando colaborar para melhorar o fluxo de trabalho da Seop com uso da tecnologia. Esses sistemas foram pensados pelos setores afins e seguem em aprimoração contínua, para cada vez mais agregar valores aos resultados”, relata o chefe do Núcleo de Sistemas e Gestão da Informação, André Luiz Gasparini.

Gestão de Projetos

Para o chefe do Departamento de Projetos de Engenharia, Railson Pontes, o novo sistema Gestão de Projetos organiza as diversas informações e peças técnicas que compõem em um só programa, o que facilita o acesso dos servidores às informações de cada etapa das obras e amplia a execução de trabalhos na secretaria.

“É um salto de produtividade muito grande em relação à quantidade de projetos elaborados. O acompanhamento das obras deixa de ser realizado de forma mais individualizada para ser institucionalizada, tanto para tomadas de decisão da própria gestão, quanto para o controle dos projetos em si e das equipes”, frisa.

Servidora atualiza dados no sistema. Cada obra cadastrada indica os serviços a serem realizados (estrutural, arquitetônico, metálico, elétrico, sanitário, hidráulico, drenagem e combate a incêndio, entre outros) e os nomes do responsável e corresponsável técnico. Foto: Luy Andriel/Seop

No programa Gestão de Projetos, os engenheiros têm acesso às tabelas e dados atualizados do objeto, que contam com número do processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), data de recebimento, órgão demandante, assunto, endereço, município, número e ano do contrato ou convênio, fonte de recurso disponível, orçamento, prazo e situação atual do projeto, entre outros serviços. Nesta fase inicial do sistema, os engenheiros inseriram os dados referentes aos projetos, para que, em breve, sejam gerados relatórios e mapas na nova etapa.

LotesGov

Um dos responsáveis pelo sistema LotesGov do Complexo Viário, Marcos Haluen, informou que nesse programa a situação atualizada das propriedades em processo de desapropriação é controlada por diversos profissionais, em suas respectivas fases: levantamento, projeto, avaliação, negociação e liberação. A ferramenta alcança todos os servidores envolvidos no acompanhamento da obra, compondo uma grande equipe multidisciplinar.

“O sistema assegura a automatização inteligente na palma da mão. No dia a dia, o fluxo de dados de cada caso é enorme, assim como são extensas as etapas, que vão desde o levantamento inicial, na primeira visita técnica, até o momento final, em que a propriedade está apta para receber a intervenção. Nesse contexto, o processo como um todo não tem eficiência se tudo isso não estiver ao alcance de cada profissional envolvido ativamente durante todas as etapas existentes”, enfatiza.

Técnicos da Seop verificam mapa com os lotes. Ao institucionalizar os dados e gerar relatórios do trabalho efetuado diariamente, o acesso descentralizado ao andamento de cada caso garante a continuidade nas etapas de desapropriação. Foto: Luy Andriel/Seop

No LotesGov, a partir dos mapas e filtros inteligentes de busca avançada, é possível acompanhar o andamento da obra, que impacta diretamente os 142 lotes devidamente cadastrados, divididos entre comércios, serviços, instituições, estacionamentos e residências, ao longo da Avenida Ceará. O servidor tem acesso à fase do projeto e dados de identificação e informação do lote, tais como número da inscrição cadastral, tipo de uso, trecho, proprietário, endereço, áreas geral e de edificação, além da planta de locação com as ilustrações da fachada, mapa específico do lote e ponto de intervenção.

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