O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), inspecionou nesta quinta-feira, 23, as obras de reforma do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. A intervenção, que é efetuada em parceria com a pasta estadual da Saúde (Sesacre), avançou com as instalações internas primordiais, para o pleno funcionamento do prédio.
De acordo com a fiscal Raissa da Silva, a equipe de Engenharia da Seop acompanha diariamente a evolução da obra, que entrará na fase de acabamento, com os serviços gerais e de pintura, após a conclusão do piso e do forro.
A engenheira informa que, entre os serviços internos executados, foi concluída a infraestrutura do sistema elétrico e das redes lógica e de quadros de comando e, no momento, estão sendo realizadas as instalações elétricas e trabalhado o sistema de renovação do ar. Foram instaladas também as esquadrias e as portas, avançando na execução do piso monolítico e revestimentos das paredes. Na área da fachada, está em fase de conclusão toda a área de descarga, que vai receber os alimentos da parte das enfermarias.
“Além disso, avançamos com a conclusão da rede hidráulica e de esgoto, e já está sendo concluída a parte de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas [SPDA], bem como providenciamos os materiais para a instalação da rede de incêndio, visando executar o forro”, relata.
O gestor da Seop, Ítalo Lopes, ressaltou que o Estado tem como prioridade fortalecer a Saúde em todos os municípios. “É uma determinação do governador Gladson Cameli que as estruturas prediais hospitalares do Estado estejam em condições dignas para receber a população. A Seop e a Sesacre trabalham juntas para que, em breve, este hospital proporcione qualidade no atendimento às pessoas que mais precisam, dos municípios da região. Um ambiente com estrutura adequada, funcional e confortável contribui para a eficiência do serviço”, frisa o gestor.
O muro divisório do hospital com o Ministério Público também já está sendo construído. Em um momento da obra de reforma, foi necessário demoli-lo, para a continuidade da execução dos serviços.
Os investimentos para reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes giram em torno de R$ 12 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado e de emenda parlamentar do então deputado federal e atual senador Alan Rick.
A unidade hospitalar será uma referência para a Regional do Purus, ao garantir à população e aos servidores uma estrutura de qualidade, que contará com centro cirúrgico, raio-x, setor administrativo, sala de estabilização de pacientes, consultórios médicos e um total de 50 leitos de enfermaria.