Secretaria de Meio Ambiente se prepara para assumir florestas do Acre

Titular da Sema afinou diálogo com a comunidade para que a transição seja positiva (Foto: Angela Peres/Secom)
Titular da Sema afinou diálogo com a comunidade para que a transição seja positiva (Foto: Angela Peres/Secom)

Nos próximos dias a gestão das florestas públicas do Acre, atualmente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, Indústria, Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens), passa para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Já como parte da nova medida, o titular da Sema, Edegard de Deus, o coordenador de planejamento da Sema, Marky Brito, e o deputado federal Léo de Brito visitaram a sede da Floresta Pública Estadual do Antimary, no último sábado, 27, durante o atendimento do programa Saúde Itinerante.

Na visita, Edegard conversou com os moradores e conheceu as principais reivindicações da comunidade. “Nós sabemos que muitos benefícios chegaram aqui, nos últimos 15 anos, mas também temos consciência de que ainda podemos fazer mais pelos moradores, por isso fiz questão de vir para ouvi-los e garantir que tenhamos uma transição tranquila e positiva”, falou.

Sandro Vieira, presidente da Associação Unidos da Floresta Estadual do Antimary, conta como era a vida dos moradores antigamente. “Há dez anos aqui era varadouro, e hoje nós já temos ramais, graças ao apoio do governo. A saúde também está bem encaminhada, nós nos sentimos bem assistidos”, disse.

Léo de Brito, que acompanhou a visita, garantiu que será parceiro do governo no fortalecimento de ações na zona rural. “Quero fazer do meu mandato uma ferramenta de fortalecimento das comunidades rurais, e sem dúvida a Floresta do Antimary, a exemplo de outras áreas, está entre as prioridades”, ressaltou.

Com mais de 76 mil hectares de área, a Floresta do Antimary está localizada em Sena Madureira e abriga mais de 50 famílias, que vivem basicamente da coleta de castanha e do manejo florestal madeireiro. Trata-se de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e foi criada em 1997.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter