Sema promove formação em educação ambiental para professores da zona rural

Sema promove formação em educação ambiental para professores da zona rural

Professores da rede pública de ensino da zona rural de Rio Branco e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) construíram, na tarde desta quinta-feira, 14, na Escola Heloísa Mourão Marques, uma matriz para nortear abordagens de temática ambiental em sala de aula.

Os temas das palestras e debates fazem parte da agenda ambiental A3P criada para que governos façam uma gestão socioambiental sustentável. O secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, enfatiza a importância da formação de multiplicadores para a difusão da educação ambiental.

As estratégias definidas pela equipe de trabalho envolvem toda a comunidade escolar nas ações. A diretora executiva da Sema, Vera Reis, defende “a participação da escola e seus atores no processo de elaboração da temática ambiental e no papel fundamental dos professores como formadores de opinião”.

A agenda A3P tem como política os cinco R’s: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar produtos que gerem impactos socioambientais negativos. Os eixos temáticos da agenda abordam o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, compras públicas e construções sustentáveis, gestão adequada dos recursos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho e sensibilização e capacitação dos servidores.