infraestrutura

Secretaria de Infraestrutura inicia reforma do Polo Naval de Cruzeiro do Sul

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), realizou, na última semana, uma visita técnica às instalações do Polo Naval em Cruzeiro do Sul, onde já foram iniciadas as manutenções com a troca de telhado, estrutura elétrica, além da manutenção de pinturas e reforma das travessias de madeira que serão substituídas por concreto armado.

O Polo Naval de Cruzeiro do Sul oferece uma série de serviços para facilitar a dinâmica da navegação no Rio Juruá. Foto: Jean Lopes/Seinfra

De acordo com o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar, a empresa responsável pela obra é de Cruzeiro do Sul o que garante a circulação dos investimentos do governo dentro do próprio município.

“O governador Gladson Cameli tem um cuidado especial com todas as classes de trabalhadores e valoriza o setor que agrega os construtores navais, bajoleiros e mecânicos ligados à Cooperativa dos Bajoleiros (Cooperbajola). O objetivo da reforma é garantir um melhor local de trabalho para essas pessoas. Além de fazer circular os recursos no município visto que a empresa responsável é local”, destacou.

O Polo Naval de Cruzeiro do Sul foi construído em 2013, no bairro Miritizal. O local oferece uma série de serviços para facilitar a dinâmica da navegação no Rio Juruá, uma das rotas mais movimentadas de todo o estado com centenas de embarcações que diariamente se deslocam pelo rio, em frente à cidade.

No polo são construídos bajolas, canoas, baleeiras, batelões, rebocadores e barcos de alumínio de todos os tamanhos. Além disso há produção de palhetas, embuchamento de rabetas de motores e mecânica. A administração do local está a cargo da Cooperbajola, cooperativa formada por construtores navais.

“Essa obra é muito importante porque já tem quase 10 anos que esse polo foi feito e ainda não tinha passado por uma reforma, algumas estruturas já estavam ruins por serem de madeira e a cobertura sofreu rachaduras o que causava goteiras. Agora com essa melhoria, todos nós associados, estamos felizes por ter um local melhor pra trabalhar e prestar nossos serviços à população cruzeirense”, ressaltou o trabalhador do Polo Naval, Edvaldo Santos.