Articulação, diálogo e ações estratégicas que aproximam o governo do Acre de servidores, sociedade civil, municípios, lideranças comunitárias e políticas é a síntese do desempenho da Secretaria de Estado de Governo (Segov) no decorrer do ano de 2025. Sob a condução do secretário Luiz Calixto, o ano foi de resultados que marcam o fortalecimento de relações institucionais essenciais ao exercício de uma gestão participativa e com protagonismo social.

O programa Desperte a Liderança que Existe em Você, lançado em maio, consolidou-se como importante iniciativa de formação prática e inspiradora para gestores públicos, servidores, lideranças comunitárias, religiosas e políticas, além da população em geral, com o objetivo de fortalecer e fomentar lideranças em todo o estado, nos mais diversos segmentos sociais e do desenvolvimento.
Sempre com entrada gratuita e aberto ao público, o programa é executado com recursos de emendas parlamentares e consiste na ministração de oficinas técnicas de comunicação, inovação, criatividade e empreendedorismo, além de palestras temáticas com personalidades de notoriedade no Brasil e no Mundo, como ícones do esporte – o craque Zico, do futebol, em Rio Branco, e a Rainha do Basquete, Hortência, em Sena Madureira -, e o caveira do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, coronel André Batista, em Brasileia.

Ao todo, já foram realizadas três edições em bairros distintos da capital, incluindo a Cidade do Povo, além de duas outras edições em municípios do interior. O secretário Luiz Calixto destaca que a iniciativa segue em expansão para as demais regionais.
“Esse programa cumpre papel importantíssimo, pois amplia o diálogo entre governo e sociedade, essencial para uma gestão participativa e que trabalha para cuidar das pessoas. Estamos levando conhecimento, motivação e ferramentas práticas, estimulando o desenvolvimento de habilidades. A presença de palestrantes de renome confirma o compromisso do governo em oferecer conteúdo de alto nível à população”, afirma.

Encontro de Vereadores
O 1º Encontro de Vereadores do Acre, realizado em junho, reuniu parlamentares de todos os municípios do estado em Rio Branco, para um dia inteiro de palestras ministradas por especialistas, incluindo a professora Mônica Lopes, que atua com capacitação de políticos em todo o Brasil. Com o tema “O poder do mandato de um vereador”, o evento tratou sobre desenvolvimento regional e integração, fiscalização da aplicação dos recursos públicos, a força da comunicação no mandato parlamentar, técnicas de oratória, Lei Orgânica Municipal, parcerias e transparência, além de promover troca de experiências.
”As resoluções dos problemas da sociedade passam necessariamente por uma decisão política, daí a importância de melhorar e aperfeiçoar os nossos políticos para uma atuação mais qualificada. Quando aproximamos quem legisla de quem executa, quem ganha é a população”, analisa Calixto.

Fortalecimento de políticas públicas de inclusão para PcDs
Entre as ações de capacitação desenvolvidas pela Segov, merece destaque também o encontro “Perspectivas da reabilitação no Brasil: uma visão médico-paciente”, realizado em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), órgãos públicos e entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PcD), em julho, reunindo mais de 500 pessoas no auditório do Centro Universitário Uninorte, na capital acreana.
A palestra principal do evento, Reabilitando Vidas e Sonhos, foi ministrada pelo médico ortopedista, traumatologista especializado em fisiatria e professor Flávio Benez, um dos profissionais de maior renome na área, que também é diretor técnico de um dos mais importantes centros de referência em reabilitação no Brasil e reconhecido mundialmente, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, de Fernandópolis (SP).
A vinda de Benez ao Acre, a convite do governo, foi considerada um marco, tanto pelo debate das políticas públicas de inclusão para PcDs, quanto pelas reflexões sobre reabilitação, inclusão e superação compartilhadas no encontro, confirmando, assim, a importância da atuação técnica e social da Secretaria de Governo como órgão articulador das políticas públicas de Estado.

Articulação institucional
No campo do diálogo institucional, a Secretaria de Governo manteve agenda permanente com a Assembleia Legislativa e teve papel decisivo na aprovação de projetos de interesse da população. A articulação direta do secretário Luiz Calixto com os deputados estaduais garantiu fluidez às pautas do Executivo. “Nosso papel é construir pontes. Quando governo e Assembleia caminham juntos, quem vê o resultado é o cidadão”, diz o gestor.
Com sindicatos e representantes das mais diversas categorias de trabalhadores, a secretaria conduziu negociações e mesas de diálogo para tratar de pautas salariais, condições de trabalho e demandas específicas de cada segmento, reforçando o compromisso do governo do Estado com a construção de soluções pactuadas. “O servidor deve ser ouvido. O diálogo é a base para qualquer avanço responsável”, avalia.
Foi também por meio da ação mediadora da Segov que se chegou a uma resolução para o impasse da ocupação da terra urbana Mariele Franco. Em ação conjunta com a Secretaria de Administração, a Casa Civil e a Procuradoria-Geral do Estado, encerrou-se o processo judicial, com a assinatura de um termo de acordo, e foi viabilizada a doação do terreno para a Associação Esperança de um Novo Milênio. No local será construído um conjunto habitacional misto, formado por casas e apartamentos, pela modalidade Entidades do programa Minha Casa, Minha Vida, beneficiando 226 famílias.

Outro eixo relevante das ações da Segov em 2025 foi o fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSCs), por meio do Conselho Estadual de Fomento e Colaboração (Confoco-AC), com atuação do presidente Jessé Leitão e da secretária executiva Ana Cristina Silveira. No primeiro semestre, o Conselho capacitou mais de 500 representantes de OSCs sobre a elaboração de planos de trabalho. No segundo, promoveu oficinas de prestação de contas em todas as regionais, reforçando transparência e boa gestão dos recursos públicos.
O Confoco também apoiou oficinas da Presidência da República em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, manteve assessoria contínua às OSCs e ampliou a articulação com parlamentares, facilitando agendas e processos. No fim do ano, o Conselho firmou parceria com a Secretaria de Fazenda para divulgar o programa Nota Fiscal Premiada, incentivando educação fiscal e controle social.
Com ações que envolveram formação, articulação política, diálogo com categorias e fortalecimento das OSCs, a Secretaria de Governo encerra 2025 reafirmando seu compromisso com a governança democrática e com políticas públicas que impactam diretamente a vida dos acreanos.





