Secretaria de Fazenda troca experiências sobre sistemas de informação em Rondônia

Compartilhar experiências e discutir sistemas de informação utilizados para a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foram algumas das pautas do encontro entre representantes da Secretaria de Fazenda do Acre (Sefaz) e da Secretaria de Finanças de Rondônia.

O encontro foi realizado no Palácio das Secretarias em Rondônia. Foto: Ascom/Sefaz

A reunião de intercâmbio foi realizada na quarta-feira, 25, em Porto Velho (RO), com a presença do secretário adjunto da Receita Estadual acreana, Clóvis Gomes, que enfatizou a necessidade da utilização de sistemas computacionais nos serviços oferecidos e a necessidade de aproximar-se dos cidadãos.

Secretário adjunto da Receita acreana, Clóvis Gomes. Foto: Ascom/Sefaz

“O Estado precisa ser um parceiro do contribuinte, tornando os serviços mais fáceis e ágeis para o usuário e auxiliando-o no cumprimento de suas obrigações tributárias”, pontuou.

A visita teve como principal intuito conhecer a ferramenta utilizada para gerir o Processo Administrativo Tributário Eletrônico de Rondônia, o e-PAT. Segundo o coordenador da Receita de Rondônia, Antônio Carlos Nascimento, “a interação entre os estados e a troca de experiências são vantajosas para quem utiliza os serviços do fisco, pois permitem a redução do tempo de tramitação e a modernização de serviços, com a opção de processos eletrônicos”, frisou o coordenador.

Na oportunidade foi possível esclarecer dúvidas relativas ao setor de comércio exterior, que passa por mudanças na legislação nacional, com a implementação de ferramentas tecnológicas que visam auxiliar a fiscalização.

A Sefaz se empenha diariamente em aliar as possibilidades tecnológicas aos serviços oferecidos, a fim de melhorar e facilitar a vida dos cidadãos.

Representando a Sefaz/AC, estiveram presentes, ainda, o responsável pelo núcleo de Processos Informatizados, Wanderson Fernandes; o diretor de Tecnologia da Informação, Eloy Costa; o responsável pela Divisão de Tributação, Willian Brasil; chefe do núcleo do Comércio Exterior, Evaldo Silva; e o representante do departamento de Gestão de Sistema de Administração Orçamentária, Financeira e Contábil, Márcio Silva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter