A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou na manhã desta quinta-feira, 22, um Ato em Homenagem ao Dia Mundial da Água. Além da equipe da Sema, participaram do evento representantes do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Corpo de Bombeiros Militar do Acre e Companhia Ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, abriu o evento destacando a importância da água para todos e a necessidade da conservação e recuperação das nascentes dos rios. “A bacia do Rio Acre apresenta cerca de 60 mil hectares de APPs já desmatadas. Então, vimos a necessidade de implantar um programa de recuperação das APPs nos diversos cursos de água e nascentes que compõem a bacia hidrográfica, para o bem das comunidades ribeirinhas e para a manutenção dos recursos hídricos do Acre. Os rios do nosso Estado são muito importantes no dia-a-dia das pessoas como via de transporte e também fornecendo alimentação às comunidades”, destacou Edegard de Deus.
Segundo o superintendente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento/Rio Branco (Depasa/Rio Branco), Felismar Mesquita, é importante trabalhar a conscientização da população para o uso da água. “Iniciamos em janeiro uma ação importante com a ativação da nova adutora e reservatório Santo Afonso, como isso conseguimos distribuir água no 2º distrito, 24 horas. Detectamos que muitos moradores recebiam a água tratada e despejavam no poço, podendo contaminar novamente a água. Portanto colocamos uma equipe de assistentes sociais e auxiliares para ir de casa em casa fazer um trabalho de conscientização do bom uso da água”, relatou Mesquita.
Sílvia Brilhante, secretária Municipal de Meio Ambiente, lembrou o tema da campanha 2012, “Água e Segurança Alimentar”. “Pra nós é muito pertinente, pois no segundo semestre do ano passado perdemos parte da produção agrícola por escassez de água. E agora, no começo deste ano, estamos perdendo nossa produção por excesso de água. Então é bastante pertinente essa discussão no dia mundial da água, pois ela está presente em todo o processo de produção dos alimentos. A Semeia desenvolve um papel muito importante nas escolas na conscientização dos alunos, sendo discutido na disciplina de Educação Ambiental o uso sustentável da água”, afirmou Brilhante.
Gestão dos Recursos Hídricos
A coordenadora do Departamento de Gestão de Riscos Ambientais da Sema, Vera Reis, informou que todos os trabalhos relacionados à gestão de recursos hídricos estão pautados no Plano de Ação do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre (PLERH), a exemplo do Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Acre, que apontou a necessidade urgente de restaurar a paisagens nas APP’s da bacia do Rio Acre.
Segundo Vera Reis, o PLERH é um importante instrumento de gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei das Águas (Lei 9433 de 1997). Este plano atende não somente a demanda da legislação brasileira, mas acima de tudo os anseios da população acriana, de forma a institucionalizar a política das águas do Estado.
Dentre as atividades propostas no Plano de Ação do PLERH estão em andamento a implantação da Rede de Monitoramento de Qualidade da Água, através de Termo de Cooperação Técnica da Sema com a Agencia Nacional de Águas (ANA), via Plano Nacional de Qualidade da Água (PNQA), através da qual serão monitorados os principais rios do estado e os mananciais de abastecimento público de água potável. São parceiros neste processo o Depasa, Imac, Semeia, Ifac, Ufac e Instituto Evandro Chagas.
A Sema também firmou parceria com a ANA para o monitoramento de eventos hidrológicos críticos, envolvendo a modernização e expansão da rede hidrometeorológica, a implantação da Sala de Situação e do Sistema de alerta, permitindo a geração de informação e dados para a tomada de decisão e subsidiar a ações de resposta pelo Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.
{xtypo_rounded2}
O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no dia 22 de março, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da conservação e proteção às fontes e suprimentos de água potável. Nesse mesmo dia foi publicado pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água. O documento aborda um conjunto de posturas e atitudes com relação ao uso sustentável da água. A preocupação é pertinente: a previsão de pesquisadores é de que em 2050, dois bilhões de pessoas sofrerão com a escassez do recurso.{/xtypo_rounded2}