Secretaria de Estado de Educação e Esporte promove a inclusão nas escolas

Seminário teve como foco as experiências inclusivas em Salas de Recursos Multifuncionais

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Com o objetivo de fortalecer o processo de inclusão no Estado do Acre, foi realizado na última quinta-feira, 25, o II Seminário de Experiências Inclusivas no Estado do Acre em Salas de Recursos Multifuncionais (Foto: Assessoria SEE)

Com o objetivo de fortalecer o processo de inclusão no Estado do Acre, realizou-se na última quinta-feira, 25, o II Seminário de Experiências Inclusivas no Estado do Acre em Salas de Recursos Multifuncionais, organizada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Ensino Especial.

Tendo como foco a educação inclusiva, que aceita e reconhece a diversidade nas escolas baseada no princípio da igualdade e diversidade, o seminário apresentou para a sociedade o trabalho realizado pelas Salas de Recursos Multifuncionais: espaços constituídos de materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos onde acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza meios de eliminar as mais diversas barreiras de participação entre os estudantes.

O palestrante Joiran Medeiros, coordenador-geral de Avaliação e Apoio a Programas e Projetos em Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), destacou entre os pontos de debate a importância desses encontros. “Trocando experiências e dialogando com realidades que precisam da nossa contribuição, só temos a ganhar. O convívio é um direito”, afirma.

Compareceram ao evento, entre diretores e coordenadores pedagógicos de diversas instituições, o secretário estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, o diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia, o promotor especializado na Defesa da Cidadania, Rogério Voltolini, e o secretário de Educação Municipal, Márcio Batista.

“Uma opção de educação que enfrenta muita resistência, mas que pode complementar o modo de educar trabalhado nas escolas deve ser estudado e oferecido da melhor maneira possível, para que possamos avançar em relação ao número de nossas salas de recursos”, declarou o secretário da SEE, Daniel Zen.

O fim do seminário contou ainda com uma apresentação das experiências educacionais inclusivas de quatro instituições que utilizam salas de recursos multifuncionais: as sscolas Menino Jesus (Educação Infantil), José Potiguar (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Clínio Brandão (6º ao 9º ano) e o Centro de Educação de Jovens e Adultos – Ceja (Ensino Médio).

A Educação Especial no Acre obteve um avanço significativo em relação ao número de alunos incluídos na rede regular, atualmente contando com mais de cinco mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O Estado possui 228 Salas de Recursos Multifuncionais.

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