Forúm Indígena

Secretaria de Empreendedorismo e Turismo participa de roda de conversa com povos indígenas

No terceiro dia do 1° Fórum Indígena sobre Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais, nesta quinta-feira, 6, a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) participou do evento numa conversa democrática com os representantes de diversas etnias.

A assessora Iraci Magalhães em comunicação com os indígenas. Foto: Leandra Haerdrich

O evento realizado pelo governo do Acre, no Auditório da Universidade Federal do Acre, tem como objetivo principal colocar em pauta as solicitações das populações indígenas para, em um segundo momento, propor melhorias relacionadas ao turismo e empreendedorismo indígena.

Representando a Sete estavam presentes a diretora Núbia Musis; a diretora de turismo, Sirlânia Venturin; a assessora Iraci Magalhães; e a chefe do Departamento de Turismo, Ana Paula Andrade.

A assessora Iraci Magalhães ressaltou: “Essa conexão é importante para a secretaria escutar as demandas das aldeias e ver a melhor maneira de auxiliar no fortalecimento do turismo, pois cabe à pasta capacitá-los [povos indígenas] para a receptividade, assim como fomentar a sua independência financeira, por meio do empreendedorismo com o artesanato”.

Na oportunidade, a Sete fez a entrega do Plano de Desenvolvimento do Turismo Indígena do Acre, elaborado por sua equipe técnica. O plano é uma ferramenta que auxiliará as comunidades tradicionais quanto às iniciativas que devem ser adotadas voltadas para o turismo.

Sete entrega Plano de Desenvolvimento do Turismo Indígena do Acre. Foto: Leandra Haerdrich

A diretora de Turismo, Sirlânia Venturin, comentou: “A entrega do plano simboliza o final de uma das etapas de todo o trabalho que precisamos fazer pra fomentar o turismo indígena”.