Secretaria de Educação realiza encontro para debater técnicas do Ensino Especial

Deficiência visual é o principal ponto de discussão dos educadores

002especial2011.jpg

Com o foco voltado para a área da deficiência visual, que trabalha com alunos cegos e com baixa visão, realiza-se nesta quarta-feira, 14, a Formação dos Professores no Atendimento Educacional Especializado (Assessoria Educação)

Com o foco voltado para a área da deficiência visual, que trabalha com alunos cegos e com baixa visão (redução da percepção visual), realiza-se nesta quarta-feira, 14, a Formação dos Professores no Atendimento Educacional Especializado, organizada pela Coordenação de Ensino Especial através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O encontro mensal reúne educadores de várias instituições para tratar dos assuntos voltados às variadas necessidades especiais dos alunos matriculados na rede regular de ensino. Também é discutida a qualificação dos profissionais que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, que contabilizam mais de duzentas unidades em todo o Estado.

De acordo com Úrsula Maia, coordenadora do Ensino Especial da SEE, esses encontros são mais do que necessários para que se estabeleçam a troca de ideias e o diálogo entre os profissionais da área, visando a melhora constante das técnicas trabalhadas nas escolas. "Temos que refletir sobre nosso trabalho dentro e fora da sala de aula, para que esses obstáculos técnicos não nos impeçam de ajudar quem precisa do nosso auxílio", destaca.

Entre os próximos tópicos a serem avaliados e trabalhados pelos coordenadores e professores que atuam na área do Ensino Especial, encontra-se a melhora do ensino voltado aos alunos surdos e autistas.

Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais

São espaços constituídos de materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos onde acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza meios de eliminar as mais diversas barreiras de participação entre os estudantes.

A Educação Especial no Acre obteve um avanço significativo em relação ao número de alunos incluídos na rede regular, atualmente contando com mais de cinco mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. O Estado possui 228 Salas de Recursos Multifuncionais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter