Ação visa avaliar o desempenho dos alunos das escolas das redes estadual e municipal de ensino
Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realiza, nesta quinta-feira, 15, o ciclo de treinamento para aplicadores do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Saepe), cuja finalidade principal consiste em diagnosticar o sistema de ensino e, ao mesmo tempo, servir de instrumento de monitoramento das políticas públicas de educação.
Com o objetivo de avaliar anualmente e de forma universalizada o desempenho dos alunos das redes estadual e também dos municípios do Estado, bem como identificar os fatores que interferem no desempenho escolar, o instrumento de avaliação pretende detectar o que o aluno sabe, o que não sabe e o que ele precisa aprender.
Segundo Cristina Maia, coordenadora do Sistema Estadual de Avaliação de Aprendizagem, os testes do Saepe avaliam as competências e habilidades na área de Língua Portuguesa (leitura) e Matemática dos alunos das redes estadual e municipais que integram o programa da segunda série/terceiro ano, quata série/quinto ano e oitava série/nono ano, e terceira serie do ensino médio.
“A avaliação inclui outros instrumentos importantes, como questionários sobre o perfil socioeconômico e trajetória escolar dos estudantes. Aplicam-se também questionários do diretor, coordenador administrativo e professor, com a finalidade de traçar o perfil dos profissionais da educação do Estado do Acre. A ideia é intervir na resolução dos problemas detectados”, esclarece Maia.
A aplicação dos questionários acontece de 26 a 30 deste mês. A ação será realizada pela SEE em parceria com o Centro de Políticas Públicas de Avaliação da Educação (CAEd).
Instrumento avalia a evolução da qualidade do sistema público de ensino
Criado em 2009, o Saepe configura-se como uma avaliação em larga escala em que é levada em conta a evolução da qualidade do sistema público de ensino, verificando, anualmente, o desempenho dos alunos da Educação Básica nas áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática por meio da aplicação de testes cognitivos e da investigação dos fatores associados ao desempenho escolar através de questionários contextuais.
Os resultados desses instrumentos agregam, para os gestores da educação importantes informações à elaboração de políticas públicas e, ao mesmo tempo, para as escolas um diagnóstico do desenvolvimento das habilidades dos alunos, o que permite a execução de práticas pedagógicas focadas nos grupos de alunos que ainda não desenvolveram o esperado para a etapa de escolaridade em que se encontram.
Além de retratar o desempenho dos estudantes ao longo da sua escolaridade e os eventuais pontos vulneráveis do sistema de ensino, o Saepe busca, também, identificar os fatores que interferem no rendimento escolar, mediante a aplicação de diferentes questionários de coleta de dados.